Velinho, Moysés

Zona de identificação

tipo de entidade

Pessoa

Forma autorizada do nome

Velinho, Moysés

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) de nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

Datas de existência

1901-01-06/1980-08-26

Histórico

Escritor, jornalista, historiador e político brasileiro foi redator d'A Federação e escreveu para o jornal Correio do Povo em Porto Alegre. No ano de 1931 foi oficial de Gabinete do Ministério da Justiça e do Ministério do Trabalho no Rio de Janeiro e também deputado da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul de 1935 até 1937. Em 1954 exerceu a vice-presidência do Congresso Internacional de Escritores em São Paulo. Foi convidado para integrar o Conselho Federal de Cultura, em 1967. E no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul exerceu a função de vice-presidente até 1980. Presidiu o Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano, em 1963 e 1964. Foi eleito acadêmico correspondente da Academia Internacional de Cultura Portuguesa, de Lisboa, em 1966 e presidiu o Gabinete Português de Leitura, de Porto Alegre, em 1967.
Enquanto historiador estudou o gaúcho brasileiro e sua importância no estabelecimento das fronteiras nacionais, distinguindo o gaúcho brasileiro do platino. Área esta onde teve polêmicas com outros historiadores sendo acusado de fazer apologia de supremacia étnica.
O Arquivo Histórico de Porto Alegre, em sua homenagem, recebeu seu nome e no ano de seu falecimento, em 1980, foi homenageado patrono da Feira do Livro de Porto Alegre.

Locais

Estado Legal

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

Área de relacionamento

Área de pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Ocupações

Zona do controlo

Identificador de autoridade arquivística de documentos

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão ou eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Moysés Vellinho. Inn: Delfos - Espaço de Documentação e Memória Cultural PUCRS. Disponível em: http://www.pucrs.br/delfos/?p=vellinho. Acesso em: 26 abr 2017.
Moysés de Morais Vellinho. Inn: Wikipédia a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Moisés_de_Morais_Velinho. Acesso em: 26 abr 2017.

Notas de manutenção

  • Área de transferência

  • Exportar

  • EAC

Assuntos relacionados

Locais relacionados