Secretaria do Curso de Comunicação Social - prédio 21

3 Descrição arquivística resultados para Secretaria do Curso de Comunicação Social - prédio 21

3 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Recolhimento de Programas Radiofônicos do Curso de Comunicação Social ao Arquivo Permanente da UFSM

Fotografia de Cristina Strohschoen dos Santos.
Âmbito e conteúdo: Foram recolhidos, do Departamento de Ciências da Comunicação do Centro de Ciências Sociais e Humanas ao acervo histórico da Universidade Federal de Santa Maria, programas radiofônicos apresentados na Rádio Universidade 800 AM por alunos – a partir do 6º semestre, da disciplina de Radiojornalismo do Curso de Comunicação Social. Os programas foram produzidos por meio do Projeto Rádio Escola, criado em 1994 pelos professores de Comunicação Social Paulo Roberto Araújo e Ada Machado da Silveira e pela jornalista e então Diretora da Rádio Universidade 800 AM Áurea Evelise Fonseca. O professor Araújo coordenou também de 1998 a 2009 o Projeto Audioteca, projeto de extensão que visava disponibilizar a comunidade o acervo de programas radiofônicas em fitas cassete do Curso de Comunicação Social. Foram recolhidas 764 fitas cassete dos anos de 1991 a 2005 dos Programas Rádio Ativo, Repórter do Campus, Na Boca do Monte, Diálogos Possíveis e Um para Cá Quatro para Lá, Ciência no Ar, Culturália, De Perto Ninguém é Normal, Educação em Sintonia, Filó Radiofônico, Letra por Letra, Palavra Falada, Polêmica, Rádio Escola, e Verso e Reverso. Em um trabalho conjunto entre o Departamento de Arquivo Geral e a Rádio Universidade, o diretor da Rádio Marcelo Franceschi e a arquivista Cristina Strohschoen dos Santos iniciaram as tratativas para o projeto de digitalização deste acervo sonoro de fitas cassete. Concomitante a esta ação foram digitalizados.

Fotografia de Miéli Antunes Nogueira.

Fotografia de Cristina Strohschoen dos Santos.