Administração Central - Centro

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

  • Antiga Reitoria
  • Centro de Ciências Sociais e Humanas

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

Administração Central - Centro

Termos equivalentes

Administração Central - Centro

Termos associados

Administração Central - Centro

571 Descrição arquivística resultados para Administração Central - Centro

571 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Ata da 10ª sessão do Conselho Universitário

Reunião Extraordinária para apreciar proposição da Faculdade de Medicina sobre o aproveitamento dos vestibulandos aprovados e não classificados no Concurso de Habilitação do corrente ano.
Após apreciação, os Conselheiros resolveram pleitear, junto aos poderes competentes, os recursos necessários para admitir os referidos excedentes. Foi elaborado um memorial circunstanciado a ser encaminhado ao Presidente da República, Primeiro Ministro, Ministro da Educação e Cultura, Presidência do Senado e da Câmara Federal e Diretores do Ensino Superior.

Conselho Universitário

Ata da 11ª sessão do Conselho Universitário

Reunião Extraordinária. Após a leitura, a ata da 10ª Sessão não foi aprovada, devendo receber modificações; Alunos excedentes (18) da Faculdade de Medicina da Universidade de Santa Maria; O senhor Reitor apresentou telegrama recebido do Diretor do Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura em resposta ao memorial enviado pelo Egrégio Conselho Universitário, tratando do aproveitamento dos 18 excedentes da Faculdade de Medicina da Universidade de Santa Maria. A sessão foi convocada para ouvir as necessidades de cada Cadeira ou Instituto e, uma vez somadas, formaria o pedido da subvenção extraordinária a ser encaminhada ao Ministro da Educação e Cultura; Votada e aprovada uma Comissão para proceder ao levantamento das necessidades da Faculdade de Medicina bem como, dos Institutos a ela ligados para o recebimento dos 18 excedentes; O Sr. Reitor noticiou o recebimento de uma carta do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico tratando do envio de projetos a serem financiados pelo Banco; O Sr.Reitor comunicou o recebimento de correspondência procedente do Ministério Federal da Agricultura da Áustria, contendo convite para uma visita aquele País.

Conselho Universitário

Ata da 12ª sessão do Conselho Universitário

O Sr. Reitor comunicou que a Sessão Extraordinária foi convocada pelo Diretor da Faculdade de Medicina para tratar de assunto de interesse daquela Faculdade, no que diz respeito aos alunos que foram aprovados e não obtiveram classificação no curso de medicina; Em discussão, a Sessão foi transformada em Ordinária; Após leitura da Ata da Sessão 10ª, foi solicitada o reparo no número de excedentes, o número correto e 17 e não 18 conforme consta. Após reparo, a Ata foi aprovada; Em discussão, o caso dos excedentes recebeu 4 (quatro) propostas: 1) Cumprir as solicitações da Diretoria do Ensino Superior, 2) Encaminhar o assunto ao corpo docente da Faculdade de Medicina, junto com a Direção e o Reitor, 3) Dar ao Reitor plenos poderes para tratar do assunto junto ao Sr. Ministro, 4) Deixar a solução a cargo do Diretor da Medicina; Em votação, a proposta 2 foi aprovada.
Ordem do dia: relato de processos
Proc. 36/62 - A Universidade do Brasil solicita auxilio para um curso de folclore. Em votação: Negado o auxilio; Proc. 38/62 - Solicita verba para o Instituto de Patologia. Em votação: A Comissão resolve sugerir a aplicação do mencionado recurso (50%) nas obras do Instituto de Patologia da USM; Proc. 40/62 - Envia relatório com avaliação do prédio em construção do Instituto Eletrotécnico. Em votação: o relatório deve ser aprovado pelo Conselho Universitário; Proc. 41/62 - Solicita liberação de verba. Em votação: A Comissão resolve sugerir ao Conselho Universitário a concessão de 50% do auxilio da COSUPI; Proc. 42/62 - Comunica a eleição do conselheiro representante da Congregação de Professores da Faculdade de Farmácia, Prof. Alberto Thomaz Londero. Aprovado; Proc. 43/62 - Solicita regime de tempo integral para funcionários da Faculdade de Farmácia da USM. Em votação: O processo foi encaminhado à Comissão de Ensino e Recursos.
Proc. 45/62 - Conselheiro justifica ausência a sessão. Aprovado; Proc. 46/62 - Matricula de aluno procedente de Universidade Estrangeira. Aprovado, desde que satisfeitas as exigências legais; Proc. 49/62 - Envia Plano de aplicação à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição. Em votação: A Comissão resolve solicitar aprovação do Conselho Universitário; Proc. 50/62 - Escola de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira envia Plano de Aplicação. Em votação: A Comissão resolve solicitar aprovação do Conselho Universitário; Proc. 51/62 - Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas encaminha Plano de Aplicação e solicita liberação de verbas. Em votação: A Comissão aprova o Plano de Aplicação ao mesmo tempo, encarece a necessidade de ser o auxílio liberado dentro do menor prazo possível; Proc. 52/62 - Faculdade de Direito encaminha Plano de Aplicação e solicita liberação de verba. Aprovado; Proc. 53/62 - Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas encaminha Plano de Aplicação e solicita liberação de verba. Aprovado; O Prof. Hélios Homero Bernardi convidados todos a assistirem o Curso de Cromatografia em camada delgada.

Conselho Universitário

Ata da 14ª sessão do Conselho Universitário

Compromisso e posse da Rev. Irmã Maria Inês Dalvit como membro do Conselho Universitário, na qualidade de Diretora da Escola de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira; A Ata da Sessão 12ª foi aprovada com observações de ajustes.
Processos lidos:
Proc. 59/62 - Divisão de Contabilidade envia estudo sobre a gratificação devida ao Corpo Docente e Administrativo, pela realização dos Concursos de habilitação nos diversos órgãos universitários. Em discussão: O processo foi enviado para parecer da Comissão de Orçamento e Regência Patrimonial; Processo 60/62 - A Reitoria solicita regulamentação de diárias. Em discussão: O processo foi enviado para parecer da Comissão de Orçamento e Regência Patrimonial.
Ordem do dia: Comissão de Orçamento e Regência Patrimonial: Processo n. 56/62 - Parecer 29/62 - Resolução n. 11 - Abre crédito especial, no montante de Cr$ 3.091.241,40 a diversos órgãos Universitários. Decisão: Aprovado o parecer, favorável à homologação da Resolução n. 11/62; Processo n. 57/62 - Parecer n. 27/62 - Resolução n. 10 - Abre crédito especial, no montante de Cr$ 16.637,447,80 a diversos órgãos Universitários. Decisão: Aprovado o parecer, favorável à homologação da Resolução n. 10/62; Processo n. 58/62 - Parecer n. 28/62 - Reitoria solicita ao Conselho Universitário, autorização para venda do ônibus n. 1, da Universidade de Santa Maria. Decisão: Aprovado o parecer, favorável à venda do ônibus n. 1; Comissão de Ensino e Recursos: Processo n. 37/62 - Parecer s/n. - Faculdade de Veterinária remete programação e currículo a ser adotado. Decisão: Aprovado o parecer favorável; Processo n. 44/62 - Parecer s/n. - Situação das aulas ministradas no Departamento de Medicina Legal e do Trabalho. Decisão: O processo em causa deverá retornar à origem para que sejam anexados documentos que se fazem necessários para a completa elucidação do problema; Sugestão e votação de uma Comissão Especial para elaboração do Regimento Interno da USM. O Sr. Reitor reiterou que, assim como o Regimento Interno, também os Regimentos Internos das Faculdades e Institutos, deverão ser providenciados.

Conselho Universitário

Ata da 15ª sessão do Conselho Universitário

Compromisso e Posse do Prof. Domingos Crossetti, como membro do Conselho Universitário, na qualidade de Diretor interino da Faculdade de Farmácia.
Ordem do dia: Discussão e votação dos seguintes processos da Comissão de Legislação e Normas:
Proc. 39/62 - Parecer s/n. - Currículo e seriação as matérias da primeira série da Faculdade de Agronomia. Decisão: Aprovado o parecer emitido pela Comissão; Proc. 54/62 - Parecer s/n. - Estatuto da Associação dos Funcionários da Universidade de Santa Maria. Decisão: Aprovado o parecer emitido pela Comissão; Proc. 62/62 - Parecer s/n. - Estatuto do Centro dos Funcionários da Universidade de Santa Maria. Decisão: Aprovado o parecer emitido pela Comissão; Proc. 63/62 - Parecer s/n. - Instituto de Solos e Culturas encaminha um arrazoado sobre a organização do Instituto e planos de trabalho. Decisão: Aprovado o parecer emitido pela Comissão; Proc. 64/62 - Parecer s/n. – Minutas de convênios com instituições estrangeiras. Decisão: Aprovado o parecer emitido pela Comissão.
Comissão de Orçamento e Regência Patrimonial: Proc. 59/62 - Parecer n. 30/62 - Estudo sobre a gratificação devida ao corpo docente e administrativo pela realização dos Concursos de habilitação nos diversos órgãos universitários. Decisão: Aprovado o parecer emitido pela Comissão; Proc. 60/62 - Parecer n. 31/62 - Reitoria encaminha regulamentação de diárias. Decisão: Aprovado o parecer emitido pela Comissão; Proc. 61/62 - Parecer n. 32/62 - Aquisição de um imóvel do Hospital de Caridade Dr.Astrogildo de Azevedo. Decisão: Baixado em diligência para ser ouvida a Direção da Faculdade de Medicina da Universidade de Santa Maria; Comissão de Ensino e Recursos; Proc. 43/62 - Parecer n. 3/62. - Solicitação de regime de tempo integral pela Farm. Terezinha Isaia. Decisão: Aprovado o parecer emitido pela Comissão; Proc. 44/62 - Parecer s/n. - Situação em que estavam sendo ministradas as aulas no Curso de Medicina. Decisão: Aprovado o parecer emitido pela Comissão; Proc. 65/62 - Parecer s/n. - Faculdade de Filosofia, Ciências Letras Imaculada Conceição, solicita homologação do Conselho Universitário aos novos dispositivos atinentes ao Concurso de Habilitação que deverão vigorar a partir de 1.963. Decisão: Aprovado o parecer emitido pela Comissão; O Prof. Mombach pede para constar em Ata uma moção de aplauso pela acertada e oportuna indicação do Prof. Luiz Gonzaga Isaias, como Diretor do Departamento de Administração Central – DAC desta Universidade.

Conselho Universitário

Ata da 16ª sessão do Conselho Universitário

Expediente: Discussão e aprovação das Atas das Sessões 14ª e 15º. A Ata da Sessão 15ª foi aprovada com ressalvas; Lidos os seguintes processos: Processo n. 72/62 - A Federação dos Estudantes da Universidade de Santa Maria solicita um curso de Diagnóstico Parasitológico e Micológico. Decisão: Passou á ordem do dia; Proc. 66/62 - Oficio da Federação dos Estudantes da Universidade de Santa Maria, enviado à Reitoria fazendo ponderações. Decisão: Encaminhado à Comissão de Ensino e Recursos. Ordem do Dia: Proc. 67/62 - Não foi apresentado. Ficando para ser discutido na próxima reunião; Proc. 68/62 - Comissão de Orçamento e Regência Patrimonial - Parecer n. 34/62 - Assunto: Resolução n.12 - Abre crédito suplementar no valor de Cr$ 2.599.000,00 a diversos órgãos universitários. Decisão: Aprovado o parecer da Comissão; Proc. 69/62 - Comissão de Orçamento e Regência Patrimonial - Parecer n.33/62 - Assunto: Resolução n.13 - Abre crédito especial no valor de Cr$ 70.096.610,60 a diversos órgãos universitários. Decisão: Aprovado o parecer da Comissão; Proc. 70/62 - Comissão de Ensino e Recursos - Parecer s/n. - Assunto: Aluno Hiram Porciúncula requer dispensa de freqüência na cadeira de Bioquímica. Decisão: Aprovado o parecer da Comissão; Processo n. 72/62 - A Federação dos Estudantes da Universidade de Santa Maria solicita um curso de Diagnóstico Parasitológico e Micológico. Foi emitido parecer oral, pela Comissão. Decisão: Aprovado o parecer da Comissão; Aprovada a concessão do título de Professor “Honoris Causa”, ao Prof. Dr. Francisco de Paula Brochado da Rocha.

Conselho Universitário

Ata da 17ª sessão do Conselho Universitário

Expediente:
Ata da 16ª Sessão foi aprovada com observações; Foram lidos os seguintes Processos: Proc. 75/62 - Conselho Federal de Educação envia parecer sobre o Estatuto da Universidade de Santa Maria; Proc. 73/62 - Instituto de Patologia faz indicação do Acad. Aventino Alfredo Agostini; Proc. 74/62 - Instituto de Anatomia remete Regimento Interno; Proc. 77/62 - Instituto de Física solicita autorização para realizar curso extraordinário de atualização cultural. Após dispensa do interstício Regimental, passou a ordem do dia; Proc. 81/62 - Instituto de Histologia, Embriologia e Genética, remete Regimento Interno.
Ordem do dia: Discutidos e votados os seguintes processos: Proc. 78/62 - Parecer n. 36/62 - Assunto: Abre credito especial para atender despesas com diversos órgãos universitários. Decisão: Aprovado; Proc. 79/62 - Parecer s/n. - Assunto: Alunos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição, solicita medidas cabíveis na conjuntura da vida universitária presente. Decisão: Aprovado o parecer da Comissão; Proc. 67/62 - Parecer s/n. - Assunto: Exames de habilitação na Escola de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (normas). Parecer: Deve ser aprovado por estar de acordo com as leis de ensino em vigor; Proc. 64/62 - Parecer n. 35/62 – Assunto: Instituto de Solos e Culturas – sugestões para o convênio entre a Universidade de Santa Maria e Universidades Europeias. Decisão: Aprovado o parecer; Proc. 77/62 - Instituto de Física solicita autorização para realizar curso extraordinário de atualização cultural. Decisão: Aprovado o parecer oral emitido pela Comissão; Proc. 80/62. Assunto: Regimento Interno da Universidade de Santa Maria. Decisão: Aprovado com sugestão de correções e modificações; Compromisso de Posse do acadêmico Luiz Menna Barreto Pellegrini, como membro do Conselho Universitário, na qualidade de substituto do acadêmico Carlos Renam Kurtz, Presidente da FEUSM.

Conselho Universitário

Ata da 18ª sessão do Conselho Universitário

Expediente: Discussão e aprovação da Ata da 17ª Sessão. Foram lidos os seguintes processos: Proc. 82/62 – A Associação Santamariense Pró Ensino Superior (ASPES) propõem a venda de dois chassis de ônibus Mercedes Benz, à Universidade de Santa Maria. Ordem do Dia: Foram votados e discutidos os seguintes assuntos: Proc. 83/62 - A divisão de Contabilidade propõe a abertura de um crédito especial para atender despesas com diversos órgãos universitários. Parecer n. 38/62. Resolução n. 18, abre crédito especial no valor de Cr$ 6.687.755,80. Decisão: Aprovado o parecer; Proc. 84/62 - A divisão de Contabilidade propõe a abertura de um crédito suplementar para atender despesas com diversos órgãos universitários. Parecer n. 39/62. Decisão: Aprovado o parecer; Proc. 85/62 - Parecer n. 37/62. Assunto: Proposta para elaboração de planejamento para a construção das Faculdades de Agronomia e de Veterinária da Universidade de Santa Maria, pela Companhia de Planejamentos Técnicos - FONISA. Decisão: Aprovado o parecer; Proc. 75/62 - Trata do Estatuto da Universidade de Santa Maria. Parecer 147 exarado pelo Conselho Federal de Educação. Decisão. Processo deve baixar em diligências e após à Comissão de Legislação e Regimento para parecer; Proc. 66/62. Assunto: Ponderações da classe universitária. Decisão: Sustar, em virtude de não existir, dentro do processo, motivo para que tenha andamento a instauração do inquérito solicitado.

Conselho Universitário

Ata da 19ª sessão do Conselho Universitário

Compromisso e posse do Sr. Prof. Armando Adão Ribas, na qualidade de substituto temporário, do Diretor efetivo da Faculdade de Agronomia e do Acadêmico Nilso Zaffari eleito respectivamente, Presidente da Federação dos Estudantes da Universidade de Santa Maria.
Expediente: Ata - Posta em discussão e depois em votação, a ata da 18ª Sessão foi aprovada; Processos: Pelo Sr. Secretário, foi lido o expediente constantes dos seguintes assuntos: Proc. 44/62 - Oficio do Prof. Telmo Reis, solicitando retificação do currículo de Medicina legal; Proc. 85/62 - Faculdade de Agronomia solicita dispensa de frequência do aluno Guaracy Covolo, da cadeira de Matemática; Proc. 87/62 - Instituto de Pesquisas Bioquímicas encaminha ante projeto de Regimento Interno; Proc. 88/62 - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição encaminha ante projeto de Regimento Interno; Proc. 91/62 - Faculdade Politécnica encaminha ante projeto de Regimento Interno; Proc. 89/62 - Federação dos Estudantes da Universidade de Santa Maria comunica eleição de nova Diretoria; Proc. 92/62 - Instituto de Patologia indica o Prof. Farm. Erwino Weiport; Proc. 93/62 - Federação dos Estudantes da Universidade de Santa Maria solicita convocação do Conselho Universitário; Proc. 94/62 - Reitoria encaminha ante projeto do Orçamento para 1964; Proc. 90/62 - Cooperativa dos Empregados da V. Férrea do RS, encaminha expediente relativo ao convênio; Proc. 95/62 - Ministério da Educação e Cultura - Referente Fórum de Reitores. Ordem do dia: Proc. 82/62 - Parecer s/n. Assunto: a Associação Santamariense Pró Ensino Superior (ASPES) propõem a venda de dois chassis de ônibus Mercedes Benz, à Universidade de Santa Maria. A Comissão de Orçamento e Regência Patrimonial é de parecer que o Egrégio Conselho Universitário aprove a aquisição dos chassis Mercedes Benz. Decisão: Aprovado o parecer da Comissão; Proc. 75/62 - Comissão de Legislação e Regimento. Assunto: Estatuto da Universidade de Santa Maria- Parecer MEC. Decisão: em face de parecer exarado pela Comissão, o Senhor Reitor passa ao exame de cada sugestão apresentada pelo Conselho Federal de Educação; Proc. 90/62 - Parecer 41. Assunto: Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea do RS solicita renovação e aumento de convênio. Decisão: Aprovado o parecer da Comissão de Orçamento e Regência Patrimonial; Proc. 94/62 - Assunto: Reitoria submete orçamento para 1964. Decisão: Aprovado o parecer da Comissão; Proc. 86/62 - Parecer oral. Assunto: Faculdade de Agronomia encaminha solicitação do aluno Guaracy Covolo, pedindo dispensa da cadeira de Matemática. Decisão: Aprovado parecer; Proc. 95/62 - Parecer oral. Assunto: Foruns de Reitores. Depois de amplamente debatido discutido, o presente processo, foi feito um apanhado das sugestões e considerações apresentadas e entregues ao Sr. Reitor para que sua Excia, em Curitiba, possa debater sobre os seguintes assuntos: a) Estatuto do professor, b) Exame vestibular, c) Gratuidade do Ensino Superior, d) Ampliação de vagas no Ensino Superior, e) Formação de Engenheiros, f) Formação de Médicos g) Orçamento Universitário e h) Política de financiamento do Ensino Superior.

Conselho Universitário

Ata da 20ª sessão do Conselho Universitário

Compromisso e posse do acad. Augustinho Alberico Feccinin, na qualidade de substituto temporário do Presidente efetivo da Federação dos Estudantes da Universidade de Santa Maria. Discussão e aprovação, com retificação, da Ata da 19ª Sessão.
Ordem do dia:

  • Comissão de Ensino e Recursos:
  • Proc. 92/62 - Aprovado parecer s/n. da Comissão indicando o Farmacêutico Químico Erwino Weigeert para trabalhar junto ao Instituto de Patologia.
  • Proc. 96/62 - Aprovado parecer da Comissão indicando o Ddo. Aventino Alfredo Agostini para bolsista do Instituto de Patologia.
  • Comissão de Orçamento e Regência Patrimonial:
  • Proc. 97/62 - Parecer 43/62. Assunto: Orçamento Interno da Universidade de Santa Maria para o ano de 1963. Aprovado parecer de que está o referido documento em condições de merecer aprovação do Egrégio Conselho Universitário.
  • Proc. 98/63 - Parecer 44/62. Assunto: Reitoria encaminha resolução n. 20 que abre crédito suplementar de Cr$ 7.275.338,40 a diversos órgãos universitários. Aprovado parecer de que a Resolução n. 20 deve ser aprovada pelo Conselho Universitário.
  • Proc. 99/62 - Parecer 45/62. Assunto: Reitoria encaminha resolução n. 21 que abre crédito especial a diversos órgãos universitários. Aprovado parecer de que a Resolução n. 21 deve ser aprovada pelo Conselho Universitário.
    Na sequência, o sr. Reitor propôs que a Reitoria fosse autorizada a proceder às providências necessárias para o cumprimento da Lei n. 3.938, de 13 de setembro de 1961 a qual diz respeito ao funcionamento da Faculdade de Belas Artes. Foi nomeada uma comissão para tomar as providencias necessárias.
    O Sr. Reitor propôs ainda que fosse concedida autorização para que o Curso Agrotécnico, já com formação elaborada, entrasse imediatamente em andamento. Proposta aprovada.
    Fórum de Reitores - O professor Hélios Homero Bernardi relatou as sugestões do fórum de Reitores, a que se refere ao Processo 95/62. Os assuntos discutidos no Fórum foram: Estatuto do professor, Vestibular, Gratuidade do ensino, ampliação de vagas, formação de Engenheiros e Médicos e Política de financiamento do Ensino Superior.
    Com a palavra, o senhor Reitor, passou a fazer um relato do que foi sua viagem à Europa, chefiando a delegação desta Universidade.

Conselho Universitário

Ata da 21ª sessão do Conselho Universitário

Submetida à aprovação, a ata da 13ª Sessão, não foi aprovada visto apresentar omissões. Apontadas por diversos Conselheiros, decidiu o senhor Reitor, que a referida Ata fosse refundida novamente.
A Ata da 20ª Sessão, depois de apreciada e discutida, foi aprovada com algumas retificações.
Ordem do dia:

  • Comissão de Orçamento e Regência Patrimonial:
  • Proc. 1/63 - Parecer 44/63 - Assunto: Irmãos Behr solicitam que não seja desapropriada a área de 40ha, parte da área total de 128.3143ha de propriedade dos mesmos. Parecer que a solicitação dos irmãos Behr deva ser aceito pelo Egrégio Conselho Universitário.
  • Proc. 9/63 - Parecer 46/63. Assunto: Irmãs Behr solicitam o pagamento de 80% do valor das glebas 6 e 8 desapropriadas. A Comissão é de parecer de que poderá a Universidade de Santa Maria efetuar o pagamento dos 80% solicitados, desde que receba documento declarando que a mesma poderá entrar na posse das glebas 6 e 8, a partir da data o pagamento dos 80% solicitados. Parecer aprovado.
  • Proc. 8/63 - Parecer 45/63 - Assunto: Balanços Gerais da Universidade de Santa Maria. O parecer é de que os Balanços Gerais da Universidade de Santa Maria, relativos ao exercício de 1962, estão em condições de merecer a aprovação do Egrégio Conselho Universitário.
  • Proc. 11/63 - Parecer oral - Assunto: Curso do Cnt. Ruy Santos. A Comissão prova os expedientes e encarece o interesse do curso para os professores da Universidade de Santa Maria e em todas as suas Unidades.
    Anteprojetos de Regimentos Internos dos Institutos. Foi aprovada a proposta de que os institutos se regerão pelas Normas Gerais dos Institutos da Universidade até que venha a ser aprovado o Estatuto da Universidade de Santa Maria.

Conselho Universitário

Ata da 22ª sessão do Conselho Universitário

Ordem do dia:
Comissão de Orçamento e Regência Patrimonial:

  • Proc.13/63 - Parecer 48/6 - Assunto: A firma Estacas Franki Ltda propõe o embasamento do Hospital Regional de Alimentos. Aprovado parecer da Comissão de que os preços apresentados pela Firma Franki Ltda são negociáveis, podendo o Egrégio Conselho Universitário permitir a aceitação da proposta em apreço.
  • Proc. 15/63 - Parecer Geral - Assunto: Divisão de Pessoal apresenta sugestão no sentido do aproveitamento da importância de dez milhões de cruzeiros do Fundo Universitário. Depois de apreciado e discutido em plenário, a Comissão foi de parecer favorável à aprovação da sugestão.
  • Proc. 16/63 - Parecer Geral - Assunto: Faculdade de Farmácia propõe a realização de um curso de Cromatografia a ser ministrado pelo prof. Erwino Weigert. Parecer Aprovado.
  • Proc. 17/63 - Parecer Oral. Assunto: Faculdade de Medicina solicita licença, sem prejuízo de vencimentos, ao Prof. Alberto Schmidt, para que realize estágio no Instituto de Histologia da Universidade de São Paulo. Parecer Aprovado. O processo, entretanto, foi para a Comissão de Orçamento e Regência Patrimonial para emitir parecer.
  • Proc. 14/63 - Parecer Oral. Assunto: Contrato de locação com a Imobiliária Imembuy para locação de um apartamento. A Comissão de Orçamento e Regência Patrimonial é de parecer que o contrato com a firma Imobiliária Imembuy Ltda, poderá ser feito com a U.S.M, voltar o assunto ao Conselho Universitário para reexame e novo pronunciamento.
  • Proc. 6/63 - Parecer 47/63 - Assunto: A Direção da Associação Protetora do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, através do processo n. 3.766 (Reitoria), solicita a renovação do convênio que deverá vigorar em 1963. A Comissão de Orçamento e Regência Patrimonial é de parecer que seja renovado o convênio com o Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo. Aprovado Parecer.

Conselho Universitário

Ata da 23ª sessão do Conselho Universitário

Compromisso e posse do Livre Docente Cyro Mello Schmitz como membro do Conselho Universitário, na qualidade de Representante dos Livre Docentes.
A Ata da 22ª Sessão foi posta em discussão e depois votada, tendo sido e mesma aprovada com observações.
Ordem do Dia

  • Proc. 44/62 - Assunto: Aumento do período letivo na cadeira de Medicina Legal e do Trabalho. Após amplamente apreciado e discutido o assunto, a plenária manifestou-se pela rejeição do parecer da Comissão.
  • Proc. 18/63 - Assunto: O estudante Mario Henrique Filho solicita transferência. O parecer da Comissão é de que não é possível a transferência no corrente ano. A matrícula do candidato ficara subordinada à existência de vagas e a prestação de exame vestibular. Parecer aprovado.
  • Proc. 22/63 - Assunto: Adaptação do currículo mínimo para o ensino de Farmácia no Brasil. Decisão ´- Por fim foi aprovada a proposição da Faculdade de Farmácia, tendo o Egrégio Conselho Universitário homologado a decisão da Faculdade, de adaptar este ano letivo, somente a primeira série do Curso de Farmácia.
  • Proc. 23/63 - Assunto: O aluno Jaime Goar Pasa solicita que lhe seja dispensada freqüência e exames das cadeiras comuns ao currículo da Farmácia e da Medicina, ou seja, Microbiologia e Parasitologia. Decisão: Baixado o processo em diligencias para estudo e posterior deliberação da Comissão.
    Eleições das Comissões: Por escrutínio secreto, foi procedida a eleição para escolha dos Conselheiros que integrarão as Comissões Permanentes deste Conselho.
    O senhor Reitor apresentou em plenária a seguinte proposição: sejam asseguradas, aos filhos do Dr. Fernando Ferrari, morto prematuramente, no momento oportuno e satisfeitas as condições gerais de admissão, bolsas de estudo, constando em matrícula - gratuita em qualquer das Faculdades eu integram esta Universidade. Proposição Aprovada.

Conselho Universitário

Ata da 24ª sessão do Conselho Universitário

Compromisso e Posse de Adão Augustinho Alberico Peccinin, na qualidade de Presidente Substituto da Federação dos Estudantes da Universidade de Santa Maria.
Posta em discussão e depois em votação, a ata da 23ª Sessão foi aprovada com algumas observações.
Ordem do Dia:
Comissão de Orçamento e Regência Patrimonial:

  • Proc. 29/63 - Parecer 50/63 - Assunto: Divisão de Contabilidade envia Resoluções de n.24 a 30 por intermédio da Reitoria para aprovação. Encaminhamento:o Conselheiro acadêmico solicitou vistas ao processo, na forma regimental, o que determinou ficasse a decisão do mesmo postergada para a próxima Sessão.
  • Proc. 30 e 34/63 - Parecer 52/63. Assunto: Srs. Herminio Sarturi Dânia, AldaC. Dânia, Orlando Fração e Victorio Fração, apresentam memorial pleiteando a permuta do terreno de sua propriedade por terreno de igual área da U.S.M.
  • No proc. 34/63 o Sr. Victório Fração solicita informações da Universidade por utilidade pública da área urbana ligada ao terreno da esquina das ruas Floriano Peixoto e Alberto Pasqualine. Parecer 1) A U.S.M. não poderá fazer a permuta requerida. 2) ... não poderá abrir mão da compra da área mencionada, após o Decreto de desapropriação solicitado ao Governo Federal.
  • Proc. 31/63 - Assunto: Divisão encaminha expediente propondo reajustamento dos quantitativos concedidos pela Universidade de Santa Maria, a título de Gratificação de Representação aos senhores membros do Conselho Universitário. Parecer 1) seja aprovada a Tabela de Gratificações de Representação proposta pela Divisão de Pessoal, 2) seja concedida a cada membro do Conselho Universitário, desde que não percebe sob qualquer título, gratificação da U.S.M. por sessão comparecida, a importância de Cr$ 2.000,00 (dois mil cruzeiros). Parecer aprovado.
  • Proc. 33/63 - Por apresentar falhas, a discussão desse processo foi adiada para outra oportunidade.
  • Proc. 35/63 - Assunto: Propõe a concessão de título de Professor “Honoris Causa” ao deputado Dr. Hermann M. Göergen. Aprovado.

Conselho Universitário

Resultados 1 a 50 de 571