Isaia, Luiz Gonzaga, 1927/2016

Zona de identificação

tipo de entidade

Pessoa

Forma autorizada do nome

Isaia, Luiz Gonzaga, 1927/2016

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

  • Isaia, Luiz Gonzaga (ABNT)

Outra(s) forma(s) de nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

Datas de existência

1927-01-04/ 2016-07-14

Histórico

Nasceu em Santa Maria no dia 04/01/1927. Filho de José Isaia e Clara Remtte Isaia. Casou-se com Lygia de Menezes Isaia. Teve três filhos: Luiz Gonzaga Junior, Letícia e Ricardo, este último já falecido.
Cursou o primeiro grau no Colégio São Luiz (Irmãos Maristas). Concluiu o segundo grau e após se formou contador no Ginásio Santa Maria (1946). Antes, em 1944, iniciou com colegas uma campanha para criar a Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas.
Em 1948, integrou a Comissão que criou a Associação Santa-mariense Pró-Ensino Superior (ASPES).
Em 1951, graduou-se na Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas da PUC-RS.
Em 1952, retornou à campanha Pró-Faculdade de Economia de Santa Maria, tornando-se diretor-fundador da mesma em 1953, aos 26 anos de idade.
Em 1957, criou o Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas (IEPE), onde promoveu a criação do Parque de Exposições da UFSM.
Em 1958, promoveu a criação da Faculdade de Direito de Santa Maria que começou a funcionar em 1960.
Ao lado de Mariano da Rocha, atuou a favor da criação da USM, que se materalizou em dezembro de 1960.
Em 16 de Maio de 1962, assumiu a Administração Central da USM, onde permaneceu no cargo por oito anos.
Em 1970, Assumiu o cargo de Diretor-fundador do Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Administrativas (CCJEA, hoje CCSH).
Ainda em 1970, foi o autor da criação do primeiro Gabinete de Projetos da UFSM e do Curso de Comunicação Social.
Como membro fundador da Sociedade Brasil Alemanha, trouxe os primeiros recursos para a Fundação Educacional e Cultura (FUNDAE), que foi instituída em 21 de Outubro de 1978, pela ASPES.

<b>Fontes consultadas:</b>
UFSM. SIE – Sistema de Informações para o Ensino. Recursos Humanos (Módulo 4). Ocorrência por Matrícula (4.99.02.20.02) de Luiz Gonzaga Isaia. Acesso em: 04 out. 2011.

ISAIA, Luiz Gonzaga. UFSM: Memórias. Santa Maria: Editora Pallotti, 2006.

<b>Pesquisa realizada por:</b>
Neiva Pavezi e Rodrigo Vieira em 04/10/2011.

Locais

Estado Legal

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

Área de relacionamento

Área de pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Ocupações

Zona do controlo

Identificador de autoridade arquivística de documentos

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão ou eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Notas de manutenção

  • Área de transferência

  • Exportar

  • EAC

Assuntos relacionados

Locais relacionados