- BR RSUFSM UFSM-0
- Classe
- 1958
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Ata 01 da Assembléia do Colegiado do Ensino Integrado Ensino Programado
Elege o Presidente do Colegiado do EIEP e. ainda, estipula datas e local para reuniões vindouras.
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Assunto do parecer: Solicita matrícula no 2º ano do Curso de Medicina.
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O boletim informativo é elaborado pela Biblioteca Central “Monoel Marques de Souza – Conde de Porto Alegre” da UFSM. Tem como finalidade divulgar todo material que recebe e o serviço prestado. Este volume corresponde aos meses de setembro e outubro de 1974.
Artigo O ensino integrado e a enfermagem.
Trabalho desenvolvido pela Profª. Maria Conceição R. Pignatari da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e apresenta resumidamente o ensino integrado como elemento capaz de solucionar problemas na formação do enfermeiro.
Ante-projeto “Estudo Comparativo das Metodologias do Ensino Integrado e do Tradicional”
Livreto Ensino Integrado: Objetivos Específicos 1ª Unidade
Estrutura e organização da 1ª sub-unidade
Normas para a elaboração e verificação de provas do ensino integrado
Possui critérios para elaboração, realização e verificação das provas dadas pelo EIEP na UFSM.
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Ofício encaminhando dados estatísticos do projeto Ensino Integrado
Ofício encaminhado pelo Coordenador do Projeto de Ensino Integrado para a Seção de Contabilidade e Orçamento no ano de 1972. Este documento aborda a estatística de aulas teóricas e práticas ministradas, da totalidade dos alunos matriculados, dos cursos integrado, bem como das dificuldades do projeto em relação a sobrecarga de hora-professor e de providências recomendáveis.
Currículo de ensino do curso de Enfermagem da UFSM
Possui os semestres, as unidades curriculares, códigos de disciplinas, unidades didáticas, assim como a carga horária e os créditos das unidades curriculares relativo ao curso de graduação em Enfermagem e suas habilitações.
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Artigo Contribuição para o estudo da reforma universitária: por uma universidade aberta e versátil
Elaborado pela profesora M.A. Pourchet Campos e pelo professor Paulino Guimarães Jr.
Ata da 155ª Sessão do Conselho Universitário
Na página 38 da Ata é informado que foram aprovadas as normas para o funcionamento do projeto EIEP na UFSM pelos docentes que tomarão parte do projeto.
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Ata da 1.ª Reunião de Coordenadores do projeto Novas Metodologias Aplicáveis ao Ensino Superior
Realizada em João Pessoa – PB tinha por objetivo debater os problemas do E.I., especificadamente a integração das Unidades Curriculares. O documento discute e aprova a distribuição da verba orçamentária para o exercício de 1975 e o calendário para as próximas reuniões dos coordenadores.
Ata da 2.ª Reunião Nacional de Coordenadores do projeto Novas Metodologias
Realizada em Brasília – DF, propôs debater novas estratégias didáticas a fim de expandir o Projeto 7.5 denominado Novas Metodologias de Ensino (antigo Projeto Ensino Integrado).
Esse documento trata da consolidação entre o Diretor do DAU/MEC e a UFSM, representada pelo Reitor Professor José Mariano da Rocha Filho através do Termo Aditivo, para a prorrogação do prazo de vigência do convênio, firmado em 1970, que tinha como objetivo implantar o Projeto Ensino Integrado e Ensino Programado (EIEP) da Operação Produtividade.
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Relatório do Diretório Acadêmico do Centro de Ciências Biomédicas (DACCB) da UFSM
Elaborado pelo Diretório Acadêmico do Centro de Ciências Biomédicas da UFSM, possui o levantamento sobre o que é o Ensino Integrado, como deveria funcionar e como, na realidade, funciona o Ensino Integrado na UFSM. Isto é, as criticas e reivindicações dos alunos da época.
Artigo A residência médica brasileira deve ser primeiro extinta e depois reconstruída: um paradoxo?
Trabalho elaborado pelo Professor Mario Rigatto, professor adjunto do departamento de Medicina Interna da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Apresentado no XIII Reunião Anual da Associação Brasileira de Escolas Médicas em Salvador - BA, entre as datas 1° a 04 de outubro de 1975.
Ante-projeto “Integração dos ciclos básico e profissional no curso de medicina”
O texto trata da reformulação dos objetivos do ciclo básico do Curso de Medicina, e apresenta a metodologia para o estudo juntamente com um cronograma das atividades a serem desenvolvidas.
Cópia em partes de um relatório sobre integração de disciplinas da UFSM
Trabalho elaborado por Leônidas M. Didonet e Noli Brum de Lima. O documento não apresenta as partes iniciais, mas percebesse que os autores trabalham com a integração de disciplinas.
Ata da reunião dos coordenadores da Operação Produtividade
Este documento aprova os seguintes temas: homogeneização do Projeto EIEP em todas as universidades integrantes; que a 1ª (primeira) e 2ª (segunda) Unidades Curriculares (U.C.) deveriam ser ministradas no 1° semestre; a diversificação da 3ª (terceira) U.C. para dos cursos de Medicina e Veterinária; que para renovação do convênio do Projeto EIEP (1972) todas as universidades participantes deveriam ter “Normas para o funcionamento do Projeto”; a realização de duas provas nacionais no decorrer da 1ª e 2ª U.C. e 4 provas semestrais após cada subunidade; e as propostas orçamentárias para os próximos exercícios.
Ata da 1.ª Reunião Ordinária do Conselho de Coordenadores do Ensino Integrado
Reunião realizada em Brasília – DF. Este documento aprova todos os projetos, elaborados conforme as diretrizes do Departamento de Assuntos Universitários – DAU, das entidades participantes do E.I. e homologa também a proposta orçamentária para o exercício de 1975.
Desenvolvido pelo MEC, identifica o Projeto Novas Metodologias Aplicáveis ao Processo Ensino – Aprendizagem para o Ensino Superior, seus recursos financeiros, seus objetivos, suas metas, as condições de execução, as fases de execução e as tarefas a serem realizadas em forma de cronograma.
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Artigo Ensino Integrado no ciclo profissional de Odontologia
Trabalho elaborado pelo Coordenador do Ensino Integrado da Faculdade de Ontologia de Pernambuco, Professor Geraldo de Oliveira Costa. Apresentado no Seminário sobre Ensino Integrado, realizado em Recife - UFP
Informe do Projeto Operação Produtividade
Apresenta uma visão geral do projeto Ensino Integrado na Universidade federal da Paraíba.
Projeto Curso de Didádica (sic) aplicada ao Ensino Superior
Projeto desenvolvido para instrução de Professores.
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Publicação “Operação Produtividade: Projeto Ensino Integrado 1971/1974”
Publicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apresenta um estudo sobre a implantação do novo projeto Ensino Integrado, reformulado pelo DAU em 1975, no Ciclo Básico da Área Biocientífica da UFPB
Livreto Exercício Interpretativo: resultado da experiência realizada
Trabalho apresentado em nome da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no encontro das Universidades Federais integrantes do Projeto Ensino Integrado Ensino Programado da Operação Produtividade (EIEP) realizada em Belo Horizonte. A pesquisa foi elaborada pela Profª. Elãene Machado Vieira da UFSM com o intuito de incentivar o uso de uma nova modalidade de ensino chamada de “Exercício Interpretativo” dentre os professores e sugerir que esta seja adaptada para utilização no Projeto EIEP.
Livreto Ensino integrado: objetivos Específicos 2ª Unidade
Estrutura e organização da unidade
Ata 02 da Assembléia do Colegiado do Ensino Integrado Ensino Programado
Trata da distribuição da verba orçamentária, da criação da Comissão de Ensino e Recursos e da Comissão de Legislação, e também do processo de aproveitamento de matérias.
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Ata da 2ª Reunião de Coordenadores do Ensino Integrado
Realizou-se em Brasília – DF, abordou a regulamentação da Prova Nacional, a Prestação de Contas, a programação das Unidades Curriculares e o Plano de Aplicação de 1973 e 1974.
Ata da 3.ª Reunião Nacional de Coordenadores do projeto Novas Metodologias
Realizada em Garanhuns – PE, com o objetivo de relatar os problemas do projeto 7.5 – Novas Metodologias de Ensino, no que se refere ao Ensino Integrado.
Normas para o funcionamento do Ensino Integrado na Universidade Federal de Santa Maria
Apresenta uma síntese dos objetivos do projeto Ensino Integrado e Ensino Programado na UFSM, trata da execução e da administração do projeto, além do corpo docente, do plano de ensino e da avaliação do aluno, que entrarão em vigor a partir de janeiro de 1977.
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Artigo Atenção à saúde – Ambulatório – Ensino Médico
Trabalho elaborado pelos Professores Darli A. Soares, Nelson R. dos Santos, Nilton L. Tornero, da Universidade Federal de Londrina. Apresentado no XIII Reunião Anual da Associação Brasileira de Escolas Médicas em Salvador - BA, entre as datas 1° a 04 de outubro de 1975.
Artigo desenvolvido pelo Professor Assistente José Roberto de Melo, do Departamento de Ciências Morfologia da FESP.
Ata da 2.ª Reunião de Coordenadores do projeto Novas Metodologias Aplicáveis ao Ensino Superior
Reunião realizada em São Paulo – SP na Biblioteca Regional de Medicina (BIREME) e iniciou-se com a realização de uma palestra e uma conferência sobre ensino da saúde. Foram discutidos assuntos relacionados à revisão das Unidades Curriculares e sobre as atividades do Projeto.
Currículo de ensino do curso de Medicina da UFSM
Possui os semestres, códigos de disciplinas, unidades didáticas, assim como a carga horária, os créditos e os pré-requisitos das disciplinas relativo ao curso de Medicina.
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Ante-projeto “Pesquisa educacional sobre sistema de ensino integrado”
Desenvolvido no Centro de Ciências Biológicas (CCBi) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), apresenta a metodologia que será utilizada para o estudo e o cronograma das atividades a serem desenvolvidas no período de 1975 e início de 1976.
Relatório “Estudo Comparativo das Metodologias do Ensino Integrado e do Tradicional”.
Pesquisa Educacional realizada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), apresenta um comparativo entre o ensino integrado e o ensino tradicional de modo a averiguar qual deles é o mais eficaz na preparação profissional do estudante.
Assunto do parecer: Edison Kaabas Ineu requer matrícula no 4° semestre do Curso de Odontologia.
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Trata-se do Termo de Convênio firmado entre o Diretor do DAU/MEC e a UFSM, representada pelo Reitor Professor José Mariano da Rocha Filho para assegurar a continuidade do Projeto EIEP da Operação Produtividade implantado em dezembro de 1970 e aborda a concessão de recursos provenientes do DAU/MEC, no dia 11 de novembro de 1971.
Boletim informativo Vol. 10 II
O boletim informativo é elaborado pela Biblioteca Central “Monoel Marques de Souza – Conde de Porto Alegre” da UFSM. Tem como finalidade divulgar todo material que recebe e o serviço prestado. Este volume corresponde aos meses de novembro e dezembro de 1974.
Quadro demonstrativo da situação escolar
Apresenta a quantidade de alunos aprovados e reprovados por curso ou por Unidade Curricular no segundo semestre letivo de 1974 e 1976.
Relatório do Projeto Operação Produtividade Sub-projeto Ensino Integrado Ensino Programado
Possui os preliminares do projeto, os objetivos, planejamento, fases de implantação, dificuldades encontradas, peculiaridades e as conclusões após o término do primeiro ano de execução do projeto EIEP
Artigo Filosofia e dinâmica do Ensino Integrado
Elaborado pela profesora M.A. Pourchet Campos