Fotografia de Ricardo Bonfanti.
O Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) completou em 2013 os 50 anos dos cursos Técnico em Agropecuária e Ensino Médio, que deram origem à atual estrutura. As festividades alusivas ao cinquentenário aconteceram dia 16 de setembro de 2013, às 16h30min, no Colégio Politécnico. No auditório do Colégio Politécnico os presentes assistiram um vídeo comemorativo ao cinquentenário, teve apresentação da marca comemorativa aos 50 anos do Técnico em Agropecuária e homenagem aos professores e técnicos agrícolas da primeira turma, formada em 1965. Também houve o descerramento da placa de inauguração do novo prédio (Prédio F) e um coquetel para os presentes. As comemorações foram até o dia 05 de novembro, dia do técnico Agropecuário, quando houve um almoço de confraternização, enquanto isso, nos dias anteriores, foi realizada a Semana Acadêmica e ciclo de palestras. Estiveram presentes Hércules Nogueira Filho, Coordenador do Curso de Agropecuária; Terezinha Cleoni Tronco Dalmolin, Coordenadora do Ensino Médio) Valmir Aita, Diretor do Colégio Politécnico); Dalvan José Reinert (Vice-reitor); Felipe Martins Muller (Reitor da UFSM; Antonio Carlos Mortari, Coordenador de Educação Básica, Técnica e Tecnológica e Jaime Peixoto Stecca, Vice-diretor do Colégio Politécnico.