Tipo 2022.011.004.OSSM - Concerto para Maria com Orquestra Sinfônica de Santa Maria

Original Objeto digital not accessible

Código de referência

BR RSUFSM UFSM-0-1-2-2022.011.004.OSSM

Título

Concerto para Maria com Orquestra Sinfônica de Santa Maria

Data(s)

  • 2022.11.05 (Produção)

Nível de descrição

Tipo

Dimensão e suporte

01 imagem digital, 4512x3008 px, 300 dpi, Cor.

Nome do produtor

(14 de dezembro de 1960 até hoje)

História administrativa

A Universidade Federal de Santa Maria, idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho em 14 de dezembro de 1960 e instalada solenemente em 18 de março de 1961, foi a primeira universidade instalada fora do eixo das capitais do estado no Brasil com a denominação de Universidade de Santa Maria.
A UFSM é uma Instituição Federal de Ensino Superior constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação. 
A UFSM, por meio do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - PEIES, desenvolve acompanhamento intensivo a 925 escolas participantes do ensino médio, trinta CRE's e os estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo.
A UFSM possui, hoje, em pleno desenvolvimento, cursos, programas e projetos nas mais diversas áreas do conhecimento humano. A Instituição mantém 66 cursos de Graduação Presenciais, 10 cursos de Educação a Distância e 72 cursos de Pós-Graduação Permanente.

Nome do produtor

História administrativa

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Âmbito e conteúdo

Fotografia de Roberto Mendonça.
O Concerto para Maria foi uma das atrações disponibilizadas à comunidade e aos romeiros pela organização da 79ª Romaria. A apresentação integrou a programação artístico-cultural e aconteceu no sábado, 5 de novembro, às 20 horas. Esta exibição trouxe dois pontos inéditos para o público, foi a primeira vez que a Orquestra Sinfônica de Santa Maria se apresentou no Altar Monumento e o repertório inédito, com uma combinação de músicas sacras e cânticos marianos, ensaiados exclusivamente para este momento. O espetáculo que, além da música, buscou agregar ainda mais significado aos momentos de oração, teve seu elenco composto pelos musicistas da Orquestra e contou com a participação das solistas convidadas – Rosimari Oliveira e Juliana Pire, arranjos de Dilber Alonso e Lucas Formulo, e direção artística e regência de João Batista Sartor. A realização do Concerto para Maria somente foi possível, pois houve a união de esforços entre a Arquidiocese, a Prefeitura e a UFSM contando com o patrocínio da Pampeiro SA, Guds, Rede Super, Unicred, Unimed e Construtora Jobim.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso de género

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Orquestra Sinfônica de Santa Maria apresenta: Concerto Para Maria. Disponível em: https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/orquestra-sinfonica/2022/11/01/orquestra-sinfonica-de-santa-maria-apresenta-concerto-para-maria. Acesso em: 13 jun. 2023.
Romaria Estadual da Medianeira terá espetáculo da Orquestra de Santa Maria. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2022-11/romaria-estadual-da-medianeira-santa-maria-orquestra-sinfonica.html. Acesso em: 13 jun. 2023.

Nota do arquivista

Descrição realizada por Nicolie Puntel da Silva em 13/06/2023.

Objeto digital (Master) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Visualização) zona de direitos

Zona da incorporação