Tipo 1972.184.043 - Inauguração da Primeira Fase da Construção da Cidade Universitária

Original Objeto digital not accessible

Código de referência

BR RSUFSM UFSM-0-1-2-1972.184.043

Título

Inauguração da Primeira Fase da Construção da Cidade Universitária

Data(s)

  • 1972.09.03 (Produção)

Nível de descrição

Tipo

Dimensão e suporte

01 fotograma de negativo flexível 6x6cm, P&B.

Nome do produtor

(14 de dezembro de 1960 até hoje)

História administrativa

A Universidade Federal de Santa Maria, idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho em 14 de dezembro de 1960 e instalada solenemente em 18 de março de 1961, foi a primeira universidade instalada fora do eixo das capitais do estado no Brasil com a denominação de Universidade de Santa Maria.
A UFSM é uma Instituição Federal de Ensino Superior constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação. 
A UFSM, por meio do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - PEIES, desenvolve acompanhamento intensivo a 925 escolas participantes do ensino médio, trinta CRE's e os estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo.
A UFSM possui, hoje, em pleno desenvolvimento, cursos, programas e projetos nas mais diversas áreas do conhecimento humano. A Instituição mantém 66 cursos de Graduação Presenciais, 10 cursos de Educação a Distância e 72 cursos de Pós-Graduação Permanente.

Nome do produtor

(1998)

História administrativa

A Coordenadoria de Comunicação Social foi criada oficialmente na estrutura organizacional da Universidade Federal de Santa Maria pela RCU 016/98 de 30/12/1998, Parecer 013/98 da 570º reunião da Comissão de Legislação e Regimentos. Esse ato também determinou a criação das estruturas da Imprensa Universitária e Rádio Universidade.
A origem desse órgão remonta a 1962, quando foi criado o Departamento de Divulgação, Intercâmbio e Extensão Cultural, subordinado à Reitoria. Em 1971, a nomenclatura foi alterada para Departamento de Comunicação, ainda subordinado à Reitoria, pelo Parecer 465/71, do Conselho Federal de Educação. Em 1973 esse órgão foi desativado pelo Parecer 41/73 da sessão 189 do Conselho Universitário. Somente em 1978 a Resolução UFSM nº 17 criou o Departamento de Divulgação, que abarcava as funções do extinto Departamento de Comunicação. Esse Departamento contava com duas unidades: a Divisão de Imprensa Universitária e a Divisão Rádio Universidade. Sendo que na Divisão de Imprensa Universitária, em 1981, pela Resolução UFSM nº 117, foi criado o Setor Editorial que, logo em 1982, pela Resolução UFSM nº 016, tornou-se, oficialmente, a Divisão Editorial.
Em 1987, a Resolução UFSM nº 025 desativa o Departamento de Divulgação. Dessa forma os setores que formavam a Divisão Editorial foram reencaminhados. O Setor Editorial ficou vinculado à Reitoria e o Setor Fotográfico e de Relações Públicas ficou vinculado ao Gabinete do Reitor.
Em 1988, o Regimento Geral da Reitoria transforma em órgão suplementar central a Divisão de Imprensa Universitária, a Divisão Rádio Universidade e a Divisão Editorial permanece até 1998, com a criação da Coordenadoria de Comunicação Social pela RCU 016/98 de 30/12/1998, Parecer 013/98 da 570º reunião da Comissão de Legislação e Regimentos.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Âmbito e conteúdo

Fotógrafo não identificado.
Inauguração da Biblioteca Central Manoel Marques de Souza, Conde de Porto Alegre.
Em 03 de setembro de 1972 – ano do sesquicentenário da Independência do Brasil foi inaugurada a primeira fase de construção da Cidade Universitária da Universidade Federal de Santa Maria. O projeto da cidade universitária foi desenvolvido pela Companhia de Planejamento Técnico Fomisa do Rio de Janeiro, a qual elaborou um plano diretor dentro do terreno de 40 hectares doado por Arlindo Toneto e Evaldo Behr.
Na programação do dia constavam: alvorada festiva às 6 horas na residência do Reitor José Mariano da Rocha Filho com clarins da Brigada Militar; durante a manhã, missa campal e cerimônia ecumênica, no Centro de Tecnologia, inauguração oficial, desfile na Avenida Roraima com participação da Banda Escocesa do Colégio Coração de Maria, abertura oficial da Primeira Feira Internacional do Livro. À tarde, após churrasco de confraternização, sessão solene do egrégio Conselho Universitário no anfiteatro do HUSM seguida de sessão no Planetário.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Nota

Digitalização realizada com scanner EPSON Perfection V800 Photo

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso de género

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Programa da Inauguração da 1ª Fase do Campus: dossiê histórico UFSM. Inventário documental do fundo gabinete do reitor Gestão do prof. José Mariano da Rocha Filho. UFSM, Divisão de Arquivo Permanente DAG, FB.S1.HI.C1.M2.
Comentário do Filme Inauguração da 1ª Fase do Campus: dossiê histórico UFSM. Inventário documental do fundo gabinete do reitor Gestão do prof. José Mariano da Rocha Filho. UFSM, Divisão de Arquivo Permanente DAG, FB.S1.HI.C1.M2.

Nota do arquivista

Descrição realizada por Bethânia Marcuzzo Fernandes em 10/04/2024.

Objeto digital (Master) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Visualização) zona de direitos

Zona da incorporação