Tipo 2022.022.045.PRE - Viva o Campus: Especial Dia do Patrimônio Cultural

Original Objeto digital not accessible

Código de referência

BR RSUFSM UFSM-0-1-2-2022.022.045.PRE

Título

Viva o Campus: Especial Dia do Patrimônio Cultural

Data(s)

  • 2022.08.21 (Produção)

Nível de descrição

Tipo

Dimensão e suporte

01 imagem digital, 6000 x 4000 px, 300 dpi, cor.

Nome do produtor

(14 de dezembro de 1960 até hoje)

História administrativa

A Universidade Federal de Santa Maria, idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho em 14 de dezembro de 1960 e instalada solenemente em 18 de março de 1961, foi a primeira universidade instalada fora do eixo das capitais do estado no Brasil com a denominação de Universidade de Santa Maria.
A UFSM é uma Instituição Federal de Ensino Superior constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação. 
A UFSM, por meio do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - PEIES, desenvolve acompanhamento intensivo a 925 escolas participantes do ensino médio, trinta CRE's e os estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo.
A UFSM possui, hoje, em pleno desenvolvimento, cursos, programas e projetos nas mais diversas áreas do conhecimento humano. A Instituição mantém 66 cursos de Graduação Presenciais, 10 cursos de Educação a Distância e 72 cursos de Pós-Graduação Permanente.

Nome do produtor

História administrativa

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Âmbito e conteúdo

Fotografia por Wellington Felipe Hack.
No Espaço Multiuso, o Laboratório de Educação Musical do Centro de Educação realizou o encontro do Grupo Vocal CE-Canta com a presença de Coros convidados, regidos por professores egressos da UFSM. Integrando a comemoração do 4º Dia Estadual do Patrimônio, a Pró-Reitoria de Extensão UFSM, por meio da Coordenadoria de Cultura e Arte, promoveu, no dia 21 de agosto de 2022, o Viva o Campus Especial ao Dia do Patrimônio Cultural. No Largo do Planetário apresentou-se o Departamento de Tradições Gaúchas Noel Guarany, da UFSM. Nesta edição, o evento buscou celebrar os espaços museais da UFSM, promovendo diversas atividades nesses locais: foram realizadas sessões públicas no Planetário UFSM; mostra “Reavivando um Patrimônio” no Acervo Artístico; exposição “A Trajetória da Arqueologia no Rio Grande do Sul” no Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas (LASCA); exposição do FACTO 9 no Museu Arte, Ciência, Tecnologia (MACT). Os visitantes também puderam conhecer o Museu de Solos do Rio Grande do Sul; o Jardim Botânico; a Mostra de Ciências Morfológicas e a Biblioteca Central. Além disso, foram promovidos passeios pela Rota dos Murais e pela Rota das Esculturas. O Cineclube Da Boca promoveu, no Auditório do Prédio 67, uma sessão do curta “Aurora: A Rua Que Queria Ser Um Rio".

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Terceiro Viva o Campus do ano comemora o Dia do Patrimônio Cultural. Disponível em: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/pre/2022/08/12/terceiro-viva-o-campus-do-ano-e-comemora-o-dia-do-patrimonio-cultural/. Acesso em: 25 abr 2023.

Nota do arquivista

Descrição realizada por Cristina Lourdes Eick Eifert em 25/04/2023.

Objeto digital (Master) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Visualização) zona de direitos

Zona da incorporação