Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1994.12.13 (Produção)
Nível de descrição
Tipo
Dimensão e suporte
01 fotografia positiva 10x15 cm, cor. Imagem digitalizada: 2400x1589 px, 300 dpi, cor.
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
A Universidade Federal de Santa Maria, idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho em 14 de dezembro de 1960 e instalada solenemente em 18 de março de 1961, foi a primeira universidade instalada fora do eixo das capitais do estado no Brasil com a denominação de Universidade de Santa Maria.
A UFSM é uma Instituição Federal de Ensino Superior constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação.
A UFSM, por meio do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - PEIES, desenvolve acompanhamento intensivo a 925 escolas participantes do ensino médio, trinta CRE's e os estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo.
A UFSM possui, hoje, em pleno desenvolvimento, cursos, programas e projetos nas mais diversas áreas do conhecimento humano. A Instituição mantém 66 cursos de Graduação Presenciais, 10 cursos de Educação a Distância e 72 cursos de Pós-Graduação Permanente.
Nome do produtor
História administrativa
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Fotógrafo não identificado.
Reunião do Curso de Português do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, no Programa Ação Regional. O Centro de Artes e Letras promoveu palestras sobre “Metodologia da Língua Portuguesa”, Ensino Comunicativo da Língua Materna” e “Ensino da Gramática em Função do Texto”, além de outras atividades. O Programa “Ação Regional da UFSM – Desenvolvimento integrado da Quarta Colônia” foi um projeto integrado com os municípios de Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Dona Francisca, Restinga Seca, Ivorá, Pinhal Grande, Silveira Martins e Nova Palma. Iniciado em 1994 na cidade de São João do Polêsine, o programa buscou, através de ações promovidas por todos os Centros da Universidade, acelerar o processo de desenvolvimento da Quarta Colônia, possibilitando a resolução dos problemas da região e a melhoria de qualidade de vida de seus habitantes. O projeto foi coordenado pela professora Maria Regina Botti.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
Digitalização do positivo realizado com o equipamento Epson Perfection V800 Photo.
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
- Centro de Artes e Letras (CAL), 1961/ (Assunto)
- Pró-Reitoria de Extensão (PRE) (Assunto)
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
Jornal A Razão, 30/03/1994. Universidade Festeja junto com Polêsine – Ação Integrada da UFSM nos municípios da Quarta Colônia
Relatório de Atividades da Pró-Reitoria de Extensão, 1994, p. 49.
Nota do arquivista
Descrição realizada por Bruno Silveira Ouriques em 10 de novembro de 2023.