Tipo 2022.053.002.PRE - Participação da UFSM no 1º Encontro Intercultural do Coletivo de Mulheres

Original Objeto digital not accessible

Zona de identificação

Código de referência

BR RSUFSM UFSM-0-1-BR RSUFSM UFSM-0-1--2022.053.002.PRE

Título

Participação da UFSM no 1º Encontro Intercultural do Coletivo de Mulheres

Data(s)

  • 2022.11.17 (Produção)

Nível de descrição

Tipo

Dimensão e suporte

01 imagem digital, 3024 x 4032 px, 72 dpi, cor.

Zona do contexto

Nome do produtor

(14 de dezembro de 1960 até hoje)

História administrativa

A Universidade Federal de Santa Maria, idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho em 14 de dezembro de 1960 e instalada solenemente em 18 de março de 1961, foi a primeira universidade instalada fora do eixo das capitais do estado no Brasil com a denominação de Universidade de Santa Maria.
A UFSM é uma Instituição Federal de Ensino Superior constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação. 
A UFSM, por meio do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - PEIES, desenvolve acompanhamento intensivo a 925 escolas participantes do ensino médio, trinta CRE's e os estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo.
A UFSM possui, hoje, em pleno desenvolvimento, cursos, programas e projetos nas mais diversas áreas do conhecimento humano. A Instituição mantém 66 cursos de Graduação Presenciais, 10 cursos de Educação a Distância e 72 cursos de Pós-Graduação Permanente.

Nome do produtor

História administrativa

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Fotografia de Giovanna Angeloti.
No dia 17 de novembro, a convite da professora Dra. Alice do Carmo Jahn e da coordenadora do Movimento Meninos e Meninas de Rua de Palmeira das Missões, Vera de Fatima Amaral da Silva Rangel, a equipe da Incubadora Social e do Observatório de Direitos Humanos da UFSM participou do 1° Encontro Intercultural do Coletivo de Mulheres, realizado no 35 CTG – Centro de Tradições Gaúchas de Palmeira das Missões. O evento aconteceu com ampla participação da comunidade, a fim de discutir como acadêmicos e demais políticos podem traçar caminhos, respeitando a diversidade cultural das mulheres, ultrapassando as barreiras do racismo, dos preconceitos e das iniquidades sociais. Assim, com a participação dos coletivos da Mulher Negra e das representações indígenas, bem como dos grupos de estudo da saúde coletiva e da ruralidade, o encontro reuniu variadas percepções sobre as demandas reais das mulheres, que perpassam categorias de raça, classe, idade, região, etnia, entre outras. O cronograma do encontro incluiu uma roda de conversa sobre a diversidade cultural, seus desafios e oportunidades, além de uma fala da representante do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul (CONSEA-RS), discutindo insegurança alimentar e saúde coletiva como uma pauta de gênero.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

1° Encontro Intercultural do Coletivo de Mulheres em Palmeira das Missões. Disponível em: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/pre/incubadora-social/2022/11/30/1-encontro-intercultural-do-coletivo-de-mulheres-em-palmeira-das-missoes. Acesso em: 03 jul 2023.

1° Encontro Intercultural de Coletivo das Mulheres será realizado no dia 17 de novembro pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva (NEPESC) da UFSM-PM. Disponível em: https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/palmeira-das-missoes/2022/11/03/1-encontro-intercultural-de-coletivo-das-mulheres-sera-realizado-no-dia-17-de-novembro-pelo-nucleo-de-estudo-e-pesquisa-em-saude-coletiva-nepesc-da-ufsm-pm. Acesso em: 03 jul 2023.

Nota do arquivista

Descrição realizada por Cristina Lourdes Eick Eifert em 03/07/2023.

Objeto digital (Master) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Visualização) zona de direitos

Zona da incorporação