Tipo 2022.052.017.PRE - V Fórum de Direitos Humanos na JAI: Mesa “Trajetórias Transacadêmicas”

Original Objeto digital not accessible

Código de referência

BR RSUFSM UFSM-0-1-2-2022.052.017.PRE

Título

V Fórum de Direitos Humanos na JAI: Mesa “Trajetórias Transacadêmicas”

Data(s)

  • 2022.11.08 (Produção)

Nível de descrição

Tipo

Dimensão e suporte

01 imagem digital, 6000 x 4000 px, 300 dpi, cor.

Nome do produtor

(14 de dezembro de 1960 até hoje)

História administrativa

A Universidade Federal de Santa Maria, idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho em 14 de dezembro de 1960 e instalada solenemente em 18 de março de 1961, foi a primeira universidade instalada fora do eixo das capitais do estado no Brasil com a denominação de Universidade de Santa Maria.
A UFSM é uma Instituição Federal de Ensino Superior constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação. 
A UFSM, por meio do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - PEIES, desenvolve acompanhamento intensivo a 925 escolas participantes do ensino médio, trinta CRE's e os estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo.
A UFSM possui, hoje, em pleno desenvolvimento, cursos, programas e projetos nas mais diversas áreas do conhecimento humano. A Instituição mantém 66 cursos de Graduação Presenciais, 10 cursos de Educação a Distância e 72 cursos de Pós-Graduação Permanente.

Nome do produtor

História administrativa

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Âmbito e conteúdo

Fotografia de Vitória Sarturi.
Entre os dias 07 e 10 de novembro, o Observatório de Direitos Humanos da UFSM (ODH), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, promoveu a 5ª edição do Fórum de Direitos Humanos. O evento integra o 15º Salão de Extensão UFSM da 37ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI). Em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, Casa Verônica e Pró-Reitoria de Extensão, o Fórum colocou em destaque as ações desenvolvidas pelo ODH, bem como fomentou discussões sobre questões de gênero, étnico-raciais, cidadania e diversidade. Entre as ações, na terça-feira, 08, foi realizada a mesa intitulada “Trajetórias Trans Acadêmicas”, que reuniu Ali Machado, Lauri Miranda da Silva, Rafa Ella Brites Matoso e Rafhaela Brum para expor suas pesquisas, experiências pessoais e percepções sobre o tema no auditório do prédio 74C. O objetivo da mesa foi promover visibilidade para a temática a partir da fala de professores, pesquisadores e estudantes, que podem inspirar outras pessoas com identidade transgênero e que buscam seu lugar na academia. O evento reuniu cerca de 60 pessoas. Com esses espaços de diálogo e educação, espera-se contribuir para a promoção da igualdade de gênero na Universidade e fortalecimento da comunidade LGBTQIA+.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

V Fórum de Direitos Humanos discute cidadania e respeito à diversidade durante a 37ª JAI. Disponível em: https://www.ufsm.br/2022/11/09/v-forum-de-direitos-humanos-discute-cidadania-e-respeito-a-diversidade-durante-a-37a-jai. Acesso em: 29 jun 2023.

Nota do arquivista

Descrição realizada por Cristina Lourdes Eick Eifert em 03/07/2023.

Objeto digital (Master) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Visualização) zona de direitos

Zona da incorporação