Código de referência
Título
Data(s)
- 2022.11.30 (Produção)
Nível de descrição
Tipo
Dimensão e suporte
01 imagem digital, 3024 x 4032 px, 72 dpi, cor.
Nome do produtor
História administrativa
A Universidade Federal de Santa Maria, idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho em 14 de dezembro de 1960 e instalada solenemente em 18 de março de 1961, foi a primeira universidade instalada fora do eixo das capitais do estado no Brasil com a denominação de Universidade de Santa Maria.
A UFSM é uma Instituição Federal de Ensino Superior constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação.
A UFSM, por meio do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - PEIES, desenvolve acompanhamento intensivo a 925 escolas participantes do ensino médio, trinta CRE's e os estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo.
A UFSM possui, hoje, em pleno desenvolvimento, cursos, programas e projetos nas mais diversas áreas do conhecimento humano. A Instituição mantém 66 cursos de Graduação Presenciais, 10 cursos de Educação a Distância e 72 cursos de Pós-Graduação Permanente.
Nome do produtor
História administrativa
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Âmbito e conteúdo
Fotografia de Josieli Guidolin Rossi.
A 15° edição do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC), que também celebrou seus 20 anos, realizou-se no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foram exibidos os 10 trabalhos selecionados para a Mostra Sinprosm de Curtas-Metragens de Santa Maria e região, dos 24 audiovisuais inscritos. Além dos vencedores em mais de 10 categorias como melhor curta, ator, atriz e direção, escolhidas pelo júri composto pelos críticos de cinema Conrado Oliveira, Siliane Vieira e Bianca Zasso, também foi feita a entrega do Troféu Vento Norte Diário de Santa Maria ao curta mais votado no site do Diário. Os homenageados dessa edição foram o diretor, produtor e coordenador da TV OVO, Paulo Tavares, e o ator, formado pela UFSM, Rafa Sieg. O grande vencedor da noite foi o produtor audiovisual e diretor Marcos Amaral, que estreou no festival este ano com o curta-metragem de ficcção “Esporas”, com duração de nove minutos. O trabalho foi premiado nas seguintes categorias: melhor filme, melhor direção, melhor direção de fotografia, e melhor trilha sonora. “Esporas” ainda recebeu menção honrosa pela performance coreográfica da dupla de protagonistas. A noite também marcou a assinatura de uma parceria entre o Santa Maria Vídeo e Cinema e a UFSM. O festival fará a doação de todo o material, entre filmes, cartazes e fotos que marcaram a história do evento, para a criação de um acervo físico na Universidade.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Nomes
- Rossi, Josieli Guidolin (Assunto)
Pontos de acesso de género
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
15ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema entrega prêmios na noite de quarta-feira. Disponível em: https://diariosm.com.br/15-edicao-do-santa-maria-video-e-cinema-entrega-premios-na-noite-de-quarta-feira/. Acesso em: 04 jul 2023.
Nota do arquivista
Descrição realizada por Cristina Lourdes Eick Eifert em 04/07/2023.