Zona de identificação
tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
Grupo Universitário Latino americano de Estudos para a Reforma e Aperfeiçoamento da Educação (GULERPE), 1965/
Forma(s) paralela(s) de nome
- GULERPE
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
identificadores para entidades coletivas
área de descrição
Datas de existência
1965/
Histórico
O grupo se reuniu em 1965, 1966 e 1967. Respectivamente nas cidades de Guadalajara, Cali e Vinã del Mar. A 4º Reunião do GULERPE realizou-se em Santa Maria/RS/Brasil dos dias 11 a 17 de abril de 1971, organizada pela UFSM. O grupo esteve constituído de reitores, professores ou representantes de Universidades do México, Chile, Costa Rica, Estados Unidos, Nicarágua, Peru, Argentina, El Salvador, Guatemala, Paraguai, da quase totalidade das Universidades no Brasil bem como, de enviados especiais representando os órgãos governamentais e entidades internacionais. Também esteve presente, para fazer pronunciamentos sobre a educação brasileira o Ministro Jarbas Passarinho.
O reitor José Mariano da Rocha apresentou a tese “Ação da Universidade no Desenvolvimento de sua área Geo-educacional”, e o professor Carlos Monge Alfaro, da Costa Rica, apresentou a tese “Influencia da Universidade na sua área geo-educativa”. A tese Brasileira diz que “é preciso disciplinar a atuação das Universidades e incorpora-las de forma definitiva no movimento de grande amplitude que o Brasil vem compreendendo para o desenvolvimento”. O trabalho do professor costarriquenho consta a realidade social, econômica e educacional da Costa Rica, que também encara a educação como “sinônimo de desenvolvimento e necessário”.
Como temática para análise e debates da 4º Reunião do GULERPE foram selecionados os seguintes assuntos: a) A ação da Universidade no desenvolvimento de sua área geo-educacional, dentre elas as extensões universitárias, colégios integrados e outros; b) Administração do Pessoal Docente.
A 4ª Reunião do GULERPE ampliou a projeção da UFSM nas Américas. Os temas debatidos na reunião consagraram a UFSM pela liderança na promoção de assuntos vinculados a regiões Geo-educacionais, extensões universitária, colégios integrados e outros que, desde a implantação da universidade, pautaram o caminho trilhado pelo Reitor Mariano. Nesta mesma reunião foi inaugurada, no recinto do encontro uma placa comemorativa ao evento. Após aquele espaço passou a chamar-se “sala GULERPE”.
Locais
Estado Legal
funções, ocupações e atividades
Mandatos/Fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
Área de relacionamento
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Ocupações
Zona do controlo
Identificador de autoridade arquivística de documentos
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão ou eliminação
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
<b>Fontes Consultadas:</b>
UFSM. Relatório UFSM, 1971, p.151.
UFSM Memórias, 2006, p. 360, 361, 362, 363, 364.
Notas de manutenção
<b>Pesquisa realizada por:</b>
Rodrigo Vieira em 15/09/2011 e Luiz Possebon em 22/09/2011.