Grupo de Percussão da UFSM

Forma autorizada do nome

Grupo de Percussão da UFSM

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) de nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

Datas de existência

1985/

Histórico

O Grupo de Percussão da UFSM foi fundado em 1985 e era uma extensão da opção instrumento ofertada pelo curso de bacharelado em Música da Universidade Federal de Santa Maria. Sob direção e regência de Ney Rossauro o grupo era composto por aproximadamente 20 membros. Foi o primeiro grupo em universidades brasileiras e era um dos principais representantes da UFSM em eventos musicais. Do clássico ao jazz, passando pelo popular, apresentava à comunidade diversos gêneros oportunizando aos alunos uma preparação para o mercado de trabalho além de experiência. Outro diferencial era o uso frequente de instrumentos melódicos como vibrafone, marimba e instrumentos de teclado. O primeiro CD do grupo foi gravado em 1996. Em julho de 1997, o grupo foi entrevistado no programa Jô Soares Onze e Meia no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e apresentou a música Trenzinho Caipira do compositor Villa-Lobos.

Locais

Estado Legal

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

Área de relacionamento

Área de pontos de acesso

Pontos de acesso - Locais

Ocupações

Zona do controlo

Identificador de autoridade arquivística de documentos

Datas de criação, revisão ou eliminação

Registro de autoridade criado por Cristina Strohschoen dos Santos em 28 de junho de 2022.

Fontes Pesquisadas:
NEY ROSSAURO E O GRUPO DE PERCUSSÃO NO JÔ SOARES. Campus musical. Santa Maria, TV Campus, Programa n° 95. 03 ago 1997. Programa de TV
A canja do Jô Soares Onze e meia vai mostrar um pouco do que Santa Maria tem de bom. Informativo UFSM. Santa Maria, n. 21, p 08, jun. 1997

Notas de manutenção

• Área de transferência