Departamento de Morfologia - CCS - Prédio 19

10 Descrição arquivística resultados para Departamento de Morfologia - CCS - Prédio 19

10 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Bastidores da gravação para o programa Globo Repórter sobre alimentos anti-inflamatórios

Fotografia de Laura Beatriz Hartmann.
A edição do programa Globo Repórter que foi exibido dia 23 de junho de 2017 destacou as pesquisas sobre as propriedades anti-inflamatórias de diversos alimentos, da professora Ivana Beatrice Mânica da Cruz, docente do Departamento de Morfologia e coordenadora do Laboratório de Biogenômica e também do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da UFSM e sua equipe. O programa teve como tema geral a imunidade de corpo humano e as formas de aperfeiçoá-la.

Pesquisa Uso de Açaí no Tratamento de Doenças Psíquicas

Fotografia de Lucas Casali.
As propriedades do açaí como anti-inflamatório já são estudadas por cientistas brasileiros. O diferencial da pesquisa realizada na UFSM, sob a orientação da professora Ivana Beatrice Mânica da Cruz, do Departamento de Morfologia, é que a investigação foi direcionada especificamente para testes com células semelhantes às do cérebro humano. Em razão da maior disponibilidade
de recursos e equipamentos no Canadá, esses experimentos foram conduzidos na Universidade de Toronto. Sob a orientação da professora Ana Andreazza, a pesquisa foi realizada pelo então doutorando em Farmacologia pela UFSM Alencar Kolinski Machado, atualmente professor de Biomedicina do Centro Universitário Franciscano (Unifra).