Zona de identificação
Tipo
Activity
Forma autorizada do nome
Coordenar o Programa de Ações Afirmativas
Forma(s) paralela(s) de nome
- Não possui
Outra(s) forma(s) de nome
Classificação
Zona do contexto
Datas
Descrição
As Ações afirmativas são um grupo de medidas sugeridas por determinadas instituições, dentre elas as de ensino superior, para eliminar desigualdades acumuladas no decorrer da história.
Histórico
Em julho de 2007, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFSM aprovou a íntegra do documento que institui na Universidade o Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social. Através dele, a partir do ano seguinte, a UFSM passou a destinar um número específico de vagas para afro-brasileiros, para alunos que cursaram todo o ensino fundamental e médio em escolas públicas, para pessoas com necessidades especiais e para indígenas, tendo em vista a necessidade de democratizar o acesso ao Ensino Superior público no país. A partir de então, a UFSM passou a implementar um programa permanente de acompanhamento e de apoio sociopedagógico aos estudantes cotistas, coordenado por comissão constituída especificamente para esse fim. Foi implementado também uma comissão, dentro do AFIRME – Observatório de Ações Afirmativas –, que está submetida à Pró-Reitoria de Graduação e é destinada a observar o funcionamento das ações afirmativas, avaliar seus resultados, identificar aspectos que prejudiquem sua eficiência e sugerir ajustes e modificações, apresentando ao Conselho Universitário relatórios anuais de avaliação.
Legislação
- Resolução N. 011/07 UFSM - Institui, na Universidade Federal de Santa Maria, o Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social e revoga a Resolução n. 009/07.
- Decreto N. 3.298, de 20 de Dezembro de 1999 - Regulamenta a Lei N. 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção e dá outras providências.
- Lei N. 12.711, de 29 de agosto de 2012 - Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências.
- Decreto N. 7.824, de 11 de outubro de 2012 - Regulamenta a Lei N. 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio.
- Portaria Normativa N. 18, de 11 de outubro de 2012 - Dispõe sobre a implementação das reservas de vagas em instituições federais de ensino de que tratam a Lei N. 12.711, de 29 de agosto de 2012.
- Decreto N. 7.824, de 11 de outubro de 2012.
Área de relacionamento
Funções relacionadas
Forma autorizada do nome
Identificador
BR RS UFSM PROGRAD
Tipo
Function
Categoria da relação
hierarchical
Descrição da relação
Datas da relação
Registo de autoridade relacionado
Forma autorizada do nome
Identificador
BR RS UFSM PROGRAD
Datas da relação
Zona do controlo
Identificador da descrição
BR RS UFSM PROGRAD
Identificador da instituição
BR RS UFSM
Regras ou convenções utilizadas
ISDF
Estatuto
Actor occupation note
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão ou eliminação
Línguas e escritas
- português do Brasil