Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (CRUTAC)

Zona de identificação

tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (CRUTAC)

Forma(s) paralela(s) de nome

• CRUTAC

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) de nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

Datas de existência

1972 - 1979

Histórico

O Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (CRUTAC) nasceu em 1965 e objetivava um treinamento de estudantes, concluentes dos cursos de graduação das universidades, à ser realizado nas áreas rurais. Na UFSM o CRUTAC foi instalado em 29 de junho de 1972, sob a coordenação de Valter Antoninho Bianchini. Sua criação foi aprovada pela 163ª sessão plenária do CONSU, em 22 de outubro de 1972. Vinculado a Pró-Reitoria de Extensão (PRE), funcionava na sala 939, no 9º andar do prédio da Administração Central. O órgão executor do convênio com o CRUTAC na UFSM foi o Núcleo de Integração e Desenvolvimento (NID), adscrito a PRE. Em novembro de 1973, o prof. Eduardo Perceverano Peres Nogueira, assessor técnico do CRUTAC apresentou comunicação no II Encontro Nacional de Programas CRUTAC. Nos anos de 1975 e 1976 atuou na área dos municípios da Associação dos Municípios do Vale do Jaguari - AMJAGUARI, que congrega 10 municípios, com prioridade nos municípios de São Pedro do Sul, Júlio de Castilhos e Tupanciretã. A meta s er alcançada foi a de treinar alunos dos Cursos de Agronomia, Veterinária, Engenharia Florestal, Medicina, Zootecnia, Enferamgem, Farmácia e Bioquímica, Odontologia, Administração, Engenharia Civil, Artes e outros.

Locais

Âmbito de ação regional.

Estado Legal

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

Área de relacionamento

Área de pontos de acesso

Pontos de acesso - Locais

Ocupações

Zona do controlo

Identificador de autoridade arquivística de documentos

Datas de criação, revisão ou eliminação

Registro de autoridade criado por Cristina Strohschoen dos Santos em 11 de abril de 2014.

NOGUEIRA, Eduardo Perceverano Peres. Enfoques de um modelo sistêmico de avaliação das atividades locais do CRUTAC. Santa Maria: 1972. (Monografia apresentada no II Encontro Nacional de Programas CRUTACS).
Fundo H - Pró-Reitoria de Extensão, Grupo NID/CRUTAC.

Notas de manutenção

• Área de transferência