CCSH - Centro de Ciências Sociais e Humanas - Centro

31 Descrição arquivística resultados para CCSH - Centro de Ciências Sociais e Humanas - Centro

31 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Entrevista Coletiva com Artistas do Projeto Pixinguinha

O Projeto Pixinguinha foi lançado em 1977, mesmo ano de fundação da Fundação Nacional de Artes (Funarte), inspirado na série de shows Seis e Meia, que, desde 1976 lotava o Teatro João Caetano, no Centro do Rio de Janeiro, com espetáculos a preços populares – o ingresso custava apenas oito cruzeiros e as filas ao redor do teatro dobravam a esquina. De 1977 a 1997, o Projeto Pixinguinha ocorreu regularmente. A iniciativa teve um intervalo e o projeto voltou a ser realizado de 2004 a 2007. Em 2008, teve novo formato, com realização até 2009. No ano em que comemora o 40º aniversário de criação, 2017, o Projeto Pixinguinha foi retomado pela Funarte. Proposto pela Sociedade Musical Brasileira (a Sombras) e realizado pela Funarte, a proposta era fazer circular pelo país shows de música brasileira a preços acessíveis. No palco, a marca do Projeto era promover um encontro musical entre dois ou mais artistas – muitas vezes pertencentes a gerações, estilos musicais ou procedências diferentes. Entre os momentos memoráveis da história do projeto estão os shows das duplas Cartola e João Nogueira, Nara Leão e Dominguinhos, Moreira da Silva e Jards Macalé e Marlene e Gonzaguinha, entre outras. Na longa lista de artistas que se apresentaram ou foram revelados pelo Pixinguinha estão ainda nomes como João Bosco, Djavan, Clementina de Jesus, Paulinho da Viola, Joyce, Toninho Horta, Leci Brandão, Danilo Caymmi, Guinga, Yamandu Costa, Leila Pinheiro, Jackson do Pandeiro, Edu Lobo, Zizi Possi, Arrigo Barnabé, Vitor Ramil, Itamar Assumpção, Fafá de Belém, Beto Guedes e Canhoto da Paraíba. Fotografia de R. Gadêa.

II Momento Musical no CCSH

Apresentação do Grupo de Metais do CAL sob direção do prof. Lothar Brenner no II Momento Musical no CCSH. O Momento Musical foi criado em 1982, no Centro de Artes e Letras (CAL) da Universidade Federal de Santa Maria, pela professora Alzira Severo, com o objetivo de difundir a música à comunidade em geral, e ao mesmo tempo, proporcionar aos alunos do Curso de Música, a oportunidade de estabelecer um contato com o público, funcionando desta forma, como um laboratório. No ano de 1986 com a finalidade de ampliar a repercussão e abrangência das promoções musicais, o CAL juntou-se ao Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) desenvolvendo um programa de extensão que incluiu o Momento Musical também no prédio da antiga Reitoria, sempre na última quinta-feira de cada mês. Para a direção dos centros o evento proporcionava condições para a compreensão musical, com audições de música erudita, popular e folclórica. Fotografia de Orozimbo Penna.

Fotógrafo desconhecido.
Posse de Ronaldo Etchechury Morales na direção do Centro de Ciências Sociais e Humanas.

Quintas Musicais no CCSH

O Momento Musical foi criado em 1982, no Centro de Artes e Letras (CAL) da Universidade Federal de Santa Maria, pela professora Alzira Severo, com o objetivo de difundir a música à comunidade em geral, e ao mesmo tempo, proporcionar aos alunos do Curso de Música, a oportunidade de estabelecer um contato com o público, funcionando desta forma, como um laboratório. No ano de 1986 com a finalidade de ampliar a repercussão e abrangência das promoções musicais, o CAL juntou-se ao Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) desenvolvendo um programa de extensão que incluiu o Momento Musical também no prédio da antiga Reitoria, sempre na última quinta-feira de cada mês. Para a direção dos centros o evento proporcionava condições para a compreensão musical, com audições de música erudita, popular e folclórica. Fotografia de Orozimbo Penna .

Centro de Artes e Letras (CAL), 1961/