Cavalcanti, José Costa, 1918/1991

Forma autorizada do nome

Cavalcanti, José Costa, 1918/1991

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

• Cavalcanti, José Costa (ABNT)

Outra(s) forma(s) de nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

Datas de existência

1918-01-06/1991-10-08

Histórico

Figura importante no desenvolvimento do Campus Avançado de Roraima, demonstrando preocupação com o desenvolvimento e integração nacional, recebeu em 30 de abril de 1973 no Campus Central da UFSM na Cidade Universitária o Título de Doutor Honoris Causa, devido ao valioso apoio que sempre concedeu à Universidade.
José Costa Cavalcanti (Fortaleza, 6 de janeiro de 1918 — Rio de Janeiro, 10 de agosto de 1991) foi um militar e político brasileiro, primeiro diretor-geral da Usina Hidrelétrica de Itaipu, cargo que exerceu por onze anos.
Iniciou seus primeiros passos na carreira militar na antiga Escola Militar do Realengo, sendo declarado aspirante a oficial da arma de infantaria em 1937.
De 1946 a 1948 fez o curso de comando do Estado Maior do Exército. Em 1950 – 1951 fez o “Infantary Advanced Officers Course” no “Infantary School” em Fort Benning, nos Estados Unidos.
Em 1966 foi promovido a General de Brigada e transferido para a reserva, com o posto de General de Divisão. Durante dois e meio em Washington, nos Estados Unidos, foi secretário da Comissão Mista de Defesa Brasil-Estados Unidos e durante um ano serviu como oficial de gabinete do Ministro da Guerra.
Foi ainda, Secretário de Segurança Pública do Estado de Pernambuco e Deputado Federal pelo mesmo Estado, eleito em 1962 e reeleito em 1966.
Em 15 de Março de 1967, tomou posse como Ministro das Minas e Energia, cargo que ocupou até 30 de Janeiro de 1969, tendo a 31 de Janeiro de 1969 assumindo à convite do Presidente Emilio Garrastazu Médici, o Ministério do Interior.

Locais

Estado Legal

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

Área de relacionamento

Área de pontos de acesso

Pontos de acesso - Locais

Ocupações

Zona do controlo

Identificador de autoridade arquivística de documentos

ISO 8601

Datas de criação, revisão ou eliminação

Fonte consultada: UFSM, Departamento de Arquivo Geral. Pró Reitoria de Recursos Humanos (Fundo). Dossiê ex-servidor. Robert Joachimovits. FB.S8.ES.C35.M6

Notas de manutenção

Pesquisa Realizada por: Fabiana Fagundes Fontana e Rodrigo Vieira em 28 de Outubro de 2011.

• Área de transferência

• Exportar