Zona de identificação
tipo de entidade
Pessoa
Forma autorizada do nome
Carriconde, Cláudio Correa
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
identificadores para entidades coletivas
área de descrição
Datas de existência
1934-1981
Histórico
Natural de Arroio Grande, RS e falecido em 1981, na cidade de Santa Maria. Iniciou seus estudos de pintura no ateliê Ado Malagoli, em Porto Alegre, e aos 17 anos participou de sua primeira exposição coletiva. Diplomado em Artes Plásticas - escultura no antigo Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul (1958), Especialista em Pintura na Universidade Federal de Minas Gerais (1970). Lecionou anatomia artística nesse Instituto e foi professor de pintura e desenho de 1964 a 1981 na UFSM. Fundou o grupo Bode Preto – de vanguardismo artístico na época – junto com Waldeny Elias, Leo Dexheimer, Francisco Ferreira e Joaquim da Fonseca
O artista, importante expoente na formação de profissionais da arte, fez parte do corpo docente da então Faculdade de Belas Artes da UFSM (1964), contribuindo significativamente para o cenário artístico que se consolidava na década de 1970, no movimento de vanguarda das artes, dentro de uma linha de pesquisa modernista.
Dentro do CAL, o artista, percebendo que o ateliê deveria ir muito além de um espaço de criação, fez de seu ateliê localizado na sala 1339 um espaço de convívio diferenciado dos demais - artistas como Alphonsus Benetti, de quem foi orientador. Fazia do espaço sua sala de pintura e futuramente, quando professor, criaria o Ateliê 1336.
Recebeu homenagem dando nome a sala de exposições artísticas Sala Cláudio Carriconde, localizada no hall do prédio 40, no CAL/UFSM devido a sua contribuição na formação de tantos outros artistas. Nesta sala, acontecem permanentemente exposições para artes visuais, plásticas e tecnologia bem como aberturas de mostras, cerimônias, premiações, exibições audiovisuais e apresentações acadêmicas.
Além dos murais da UFSM, Carriconde pintou o painel “As Quatro Estações”, no Itaimbé Palace Hotel. Mesmo após sua morte, ainda recebe homenagens pelo reconhecimento da sua imensa contribuição à produção artística
Locais
Estado Legal
funções, ocupações e atividades
Mandatos/Fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
Área de relacionamento
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Ocupações
Zona do controlo
Identificador de autoridade arquivística de documentos
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão ou eliminação
Registro de autoridade criado por Cristina Strohschoen dos Santos em 05 de novembro de 2023.
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
SANTOS, Cristina Strohschoen dos (org). Catálogo Murais da UFSM: 1971 a 2021. 1. ed. Santa Maria, RS: Pró-Reitoria de Extensão, 2021. (Série Extensão). Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/25159. Acesso em 05 nov. 2023.