Castelo Branco, Humberto de Alencar (Marechal), 1897/1967

Castelo Branco, Humberto de Alencar (Marechal), 1897/1967

Forma(s) paralela(s) de nome

• Marechal Castelo Branco

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

• Castelo Branco, Humberto de Alencar (ABNT)

Outra(s) forma(s) de nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

Datas de existência

1897-09-20/1967-07-18

Histórico

Militar, nascido na cidade de Fortaleza, estado do Ceará, em 20 de setembro de 1897. Estudou no Colégio Militar de Porto Alegre, na Escola Militar de Realengo, na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Armada, na Escola de Estado-Maior e na Escola de Aviação Militar. Integrou a Seção de Planejamento e Operações da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na campanha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Foi subchefe do Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA), comandante da Escola de Estado-Maior e diretor do departamento de estudos da Escola Superior de Guerra (ESG). Promovido a general-de-exército (1962), foi nomeado comandante do IV Exército, em Recife (1962-1963), e designado chefe do Estado-Maior do Exército (1963-1964). Foi um dos principais articuladores do golpe militar de 1964, que depôs o presidente João Goulart. Através de eleição indireta passou a exercer o cargo de presidente da República em 15 de abril de 1964. Faleceu no Ceará, em 18 de julho de 1967, em acidente aéreo.

Locais

Estado Legal

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

Área de relacionamento

Área de pontos de acesso

Pontos de acesso - Locais

Ocupações

Zona do controlo

Identificador de autoridade arquivística de documentos

Datas de criação, revisão ou eliminação

BRASIL. Arquivo Nacional. Os Presidentes e a República: Deodoro da Fonseca a Luiz Inácio Lula da Silva - 4a ed. revista e ampliada. - Rio de Janeiro: O Arquivo, 2009. Disponível em: http://www.portalan.arquivonacional.gov.br/media/Presidentes-jan-2010.pdf. Acesso em: 28 jun. 2011.

Notas de manutenção

• Área de transferência