Zona de identificação
tipo de entidade
Pessoa
Forma autorizada do nome
Amoretti, Juan Humberto Torres
Forma(s) paralela(s) de nome
- Amoretti
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
identificadores para entidades coletivas
área de descrição
Datas de existência
1946/
Histórico
Bacharel em Desenho e Pintura pela Escuela Nacional Superior Autonoma de Bellas Artes do Peru em 1968. Foi professor do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM de janeiro de 1975 a setembro de 2008. Designado pela portaria GR 22294 de 1989 para compor a comissão encarregada de gerir o espaço artístico-cultural da Sala de Exposições Helios Homero Bernardi. É autor de grande parte dos monumentos distribuídos no campus da UFSM.
Natural de Lima, Peru. Chegou no Brasil em 1974. Iniciou seus estudos em Desenho e Pintura na Escuela Nacional Superior Autónoma de Bellas Artes, aos 18 anos, em sua cidade natal. Depois de formado, Amoretti trabalhou com publicidade, após trabalhou no Ministério da Educação do Peru como desenhista, fazendo cenários e maquetes - experiência que muito ajudou a projetar e executar seu primeiro mural, “Quinhentos Anos da Invasão da América”. Seu último trabalho em seu país de origem foi no Museu de Arte como auxiliar de restaurador.
Foi pintor, desenhista, escultor e professor da UFSM de janeiro de 1975 a setembro de 2008. Designado pela portaria GR 22294 de 1989 para compor a comissão encarregada de gerir o espaço artístico-cultural da Sala de Exposições Helios Homero Bernardi. É autor de grande parte dos monumentos distribuídos no campus da universidade - entre escultura, retratos e murais - todos carregados de valores simbólicos ligados à cultura peruana.Além dos murais da UFSM, pintou os painéis La Saga Dei Vincitore no Clube Recreativo Dores e Indústria, Comércio e Turismo no saguão da Câmara de Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria.
A maior parte da sua carreira foi dedicada ao ensino. Atualmente é professor do Centro Universitário Franciscano (atual UFN), também, dedica-se ao seu Ateliê e a palestras. Ao longo de sua carreira, podemos destacar sua notável técnica na produção de obras no formato retrato.
É a partir de 1984 que o artista passa a investir na figura realista e muitas de suas obras são vistas em murais da UFSM. Ao total, quatro murais localizados na Cidade Universitária da UFSM: o mural “Quinhentos Anos da Invasão da América” na fachado do Teatro Caixa Preta do Centro de Artes e Letras em 1992; o mural “O mundo desde as tabas primitivas indígenas, as navegações, construções, até as naves espaciais”, no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria em 1992 (restaurada em 2017); o mural “A árvore da Vida”, na Reitoria em 1998 (obra executada pelos artistas Juan Amoretti, Altamir Moreira, Catia Kunde e Marcelo Barcelos); o mural “O Corpo Humano”, na fachada do Hospital Universitário de Santa Maria em 1998 (equipe de montagem - acadêmico Altamir Moreira e pedreiros Sérgio Ribeiro da Costa, Leandro Voigt e Clovis Colussi). Sua intensa contribuição para a produção artística de Santa Maria e região faz do artista um grande nome na participação na identidade artística local.
Locais
Estado Legal
funções, ocupações e atividades
Mandatos/Fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
Área de relacionamento
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Ocupações
Zona do controlo
Identificador de autoridade arquivística de documentos
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão ou eliminação
Registro de autoridade criado por Cristina Strohschoen dos Santos em 05 de novembro de 2023.
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
SANTOS, Cristina Strohschoen dos (org). Catálogo Murais da UFSM: 1971 a 2021. 1. ed. Santa Maria, RS: Pró-Reitoria de Extensão, 2021. (Série Extensão). Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/25159. Acesso em 05 nov. 2023.