Tipo 2019.027.001.DAG - Encerramento do Curso de Formação para Inclusão Educacional: Estratégias Pedagógicas

Original Objeto digital not accessible

Código de referência

BR RSUFSM UFSM-0-1-2-1-2-ICO-2019.027.001.DAG

Título

Encerramento do Curso de Formação para Inclusão Educacional: Estratégias Pedagógicas

Data(s)

  • 2019.07.12 (Produção)

Nível de descrição

Tipo

Dimensão e suporte

01 imagem digital, 4128x3096px, 72dpi, cor.

Nome do produtor

(14 de dezembro de 1960 até hoje)

História administrativa

A Universidade Federal de Santa Maria, idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho em 14 de dezembro de 1960 e instalada solenemente em 18 de março de 1961, foi a primeira universidade instalada fora do eixo das capitais do estado no Brasil com a denominação de Universidade de Santa Maria.
A UFSM é uma Instituição Federal de Ensino Superior constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação. 
A UFSM, por meio do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - PEIES, desenvolve acompanhamento intensivo a 925 escolas participantes do ensino médio, trinta CRE's e os estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo.
A UFSM possui, hoje, em pleno desenvolvimento, cursos, programas e projetos nas mais diversas áreas do conhecimento humano. A Instituição mantém 66 cursos de Graduação Presenciais, 10 cursos de Educação a Distância e 72 cursos de Pós-Graduação Permanente.

Nome do produtor

História administrativa

Nome do produtor

História administrativa

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Âmbito e conteúdo

O Curso Formação para Inclusão Educacional: Estratégias Pedagógicas foi ofertado aos servidores da Universidade Federal de Santa Maria, e, em especial, aos docentes, vindo atender à necessidade de formação continuada na área da inclusão educacional, demarcada pelo contexto social contemporâneo. O programa do curso foi constituído por módulos temáticos especiais: Uma Universidade para Todos(as); Deficiências, Diversidade e Inclusão: (Pre) Conceitos e Reflexões; Políticas Públicas e Legislação Brasileira para a Inclusão; Deficiência Auditiva e Surdez; Cegueira e Baixa Visão; Deficiência Intelectual e Autismo; Altas Habilidades/Super dotação; Deficiências Físicas e Motoras: Barreiras Arquitetônicas, Design Inclusivo e Tecnologias Assistivas; e Transtornos Mentais Comuns. O curso foi presencial, de segunda a sexta-feira, das 14 às 17 horas, no Auditório da PROGRAD, distribuídas em duas semanas: uma no mês de outubro (de 07 a 11/10); outra no mês de novembro (de 04 a 08/11).

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso de género

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

UFSM oferece curso sobre Inclusão Educacional para servidores docentes e técnico-administrativos. Disponível em: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/2019/09/18/ufsm-oferece-curso-sobre-inclusao-educacional-para-servidores-docentes-e-tecnico-administrativos/. Acesso em: 06 nov. 2020.

Nota do arquivista

Descrição realizada por Danielle Godoy Espindola em 06/11/2020.

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