Tipo 2019.017.030.DAG - Simpósio Patrimônio Cultural e Patrimônio Documental

Original Objeto digital not accessible

Código de referência

BR RSUFSM UFSM-0-1-2-1-2-ICO-2019.017.030.DAG

Título

Simpósio Patrimônio Cultural e Patrimônio Documental

Data(s)

  • 2019.06.06 (Produção)

Nível de descrição

Tipo

Dimensão e suporte

01 imagem digital, 4608x3456px, 180dpi, cor.

Nome do produtor

(14 de dezembro de 1960 até hoje)

História administrativa

A Universidade Federal de Santa Maria, idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho em 14 de dezembro de 1960 e instalada solenemente em 18 de março de 1961, foi a primeira universidade instalada fora do eixo das capitais do estado no Brasil com a denominação de Universidade de Santa Maria.
A UFSM é uma Instituição Federal de Ensino Superior constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação. 
A UFSM, por meio do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - PEIES, desenvolve acompanhamento intensivo a 925 escolas participantes do ensino médio, trinta CRE's e os estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo.
A UFSM possui, hoje, em pleno desenvolvimento, cursos, programas e projetos nas mais diversas áreas do conhecimento humano. A Instituição mantém 66 cursos de Graduação Presenciais, 10 cursos de Educação a Distância e 72 cursos de Pós-Graduação Permanente.

Nome do produtor

História administrativa

Nome do produtor

História administrativa

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Âmbito e conteúdo

Eduardo Miranda de Souza.
Dia 06 de junho de 2019 foi realizado o Simpósio Patrimônio Cultural e Patrimônio Documental no Salão Imembuí, prédio da Administração Central da Cidade Universitária UFSM. O Simpósio foi promovido pelo Departamento de Arquivo Geral da Universidade Federal de Santa Maria como evento integrante da 3ª Semana Nacional de Arquivos. O evento contou com a intervenção cultural de Ismael Neves, acadêmico do Curso de Música da UFSM e bolsista da Oficina de Canto e Técnica Vocal – Laboratório de Educação Musical do Centro de Educação da UFSM; um fragmento do Espetáculo Som e Luz em Corpos, do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA), do Curso de Dança Licenciatura da UFSM, com direção de Odailso Berté e coreografia de Crystian Castro e Mônica Borba, tendo como dnaçarinos Crystian Castro, Samara Schmidt, Estela de Mesquita, Maria Clara Mariani, Naylana Ferreira, Luiza Barbosa, Valéria Fraga e Henrique Soares, Robson da Cruz e Jaqueline Molossi; palestra sob o título Patrimônio Documental, Arquivos e Pesquisa, foi proferida pelo Professor Doutor Darlan de Mamann Marchi, do Programa de Pós-Graduação Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas e palestra, sob o título Comunicação Patrimônio Cultural e Turismo, foi proferida pela Professora Doutora Monica Elisa Pons, do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria. Estiveram presentes ao evento, além de José Carlos Segalla, Pró-Reitor de Administração; Luciano Schuch, Vice-Reitor da UFSM, Marta Zanella, Secretária de Município de Cultura, Esporte e Lazer, representando o Prefeito de Santa Maria; Flavi Ferreira Lisboa Filho, Pró-Reitor de Extensão; Marilice Daronco, da Coordenadoria de Comunicação e Marketing da Eny Calçados representando Guido Cechella Isaia e Carina Bohnert, da Assessoria de Comunicação e Marketing do Colégio Metodista Centenário representando o diretor Walter Chalegre da Silva. Os mimos aos palestrantes foram ofertados pela Coordenadoria de Ações Educacionais e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, e o coffe-break foi patrocinado pela Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul (AARS).

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso de género

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

3ª SEMANA Nacional de Arquivos – Simpósio Patrimônio Cultural e Patrimônio Documental. Disponível em: https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/dag/2019/06/12/3a-semana-nacional-de-arquivos-simposio-patrimonio-cultural-e-patrimonio-documental/. Acesso em: 03 nov. 2020.

Nota do arquivista

Descrição realizada por Danielle Godoy Espindola em 03/11/2020.

Objeto digital (Master) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Visualização) zona de direitos

Zona da incorporação