Tipo 2019.010.002.DAG - 4º Seminário Aprendizagem no Ensino Superior, Acessibilidade e Ações Afirmativas

Original Objeto digital not accessible

Código de referência

BR RSUFSM UFSM-0-1-2-1-2-ICO-2019.010.002.DAG

Título

4º Seminário Aprendizagem no Ensino Superior, Acessibilidade e Ações Afirmativas

Data(s)

  • 2019.05.23 (Produção)

Nível de descrição

Tipo

Dimensão e suporte

01 imagem digital, 4160x3120px, 72dpi, cor.

Nome do produtor

(14 de dezembro de 1960 até hoje)

História administrativa

A Universidade Federal de Santa Maria, idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho em 14 de dezembro de 1960 e instalada solenemente em 18 de março de 1961, foi a primeira universidade instalada fora do eixo das capitais do estado no Brasil com a denominação de Universidade de Santa Maria.
A UFSM é uma Instituição Federal de Ensino Superior constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação. 
A UFSM, por meio do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - PEIES, desenvolve acompanhamento intensivo a 925 escolas participantes do ensino médio, trinta CRE's e os estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo.
A UFSM possui, hoje, em pleno desenvolvimento, cursos, programas e projetos nas mais diversas áreas do conhecimento humano. A Instituição mantém 66 cursos de Graduação Presenciais, 10 cursos de Educação a Distância e 72 cursos de Pós-Graduação Permanente.

Nome do produtor

História administrativa

Nome do produtor

História administrativa

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Âmbito e conteúdo

Fotografia de Tatiane Negrini.
O 4º Seminário Aprendizagem no Ensino Superior, Acessibilidade e Ações Afirmativas ocorreu nos dias 23 e 24 de meio de 2019 e foi promovido pela Coordenadoria de Ações Educacionais e Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O Departamento de Arquivo Geral (DAG) foi representado pela arquivista Cristina Strohschoen dos Santos, a qual prestigiou as apresentações das comunicações de colegas da Comissão de Audiodescrição (CAD): Cíntia Pasa Lopes, bolsista do Núcleo de Acessibilidade da CAED e audiodescritora roteirista da CAD, com o tema Audiodescrição: Recurso de Acessibilidade e Desenvolvimento Científico, em co-autoria com Vitória Parodes Rodrigues e Cristian Evandro Sehnem; e de Rúbia Steffens, audiodescritora revisora da CAD, com o tema Ensino de Lógica de Programação para Cegos em co-autoria com Cristiano Bertolini, Sidnei Renato Silveira e Nara Martini Bigolin.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

DAG no IV Seminário Aprendizagem no Ensino Superior, Acessibilidade e Ações Afirmativas. Disponível em: https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/dag/2019/06/07/dag-no-iv-seminario-aprendizagem-no-ensino-superior-acessibilidade-e-acoes-afirmativas/. Acesso em: 06 out. 2020.

Nota do arquivista

Descrição realizada por Danielle Godoy Espindola em 06/10/2020.

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