Part 2017.055.024.AN - Campanha "Para que não se repita"

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Reference code

BR RSUFSM UFSM-0-1-BR RSUFSM UFSM-0-1--1-2-ICO-2017.055.024.AN

Title

Campanha "Para que não se repita"

Date(s)

  • 2017.08.21 (Creation)

Level of description

Part

Extent and medium

01 imagem digital, 5184x3456px, 72dpi, cor.

Context area

Name of creator

(14 de dezembro de 1960 até hoje)

Administrative history

A Universidade Federal de Santa Maria, idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho em 14 de dezembro de 1960 e instalada solenemente em 18 de março de 1961, foi a primeira universidade instalada fora do eixo das capitais do estado no Brasil com a denominação de Universidade de Santa Maria.
A UFSM é uma Instituição Federal de Ensino Superior constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação. 
A UFSM, por meio do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - PEIES, desenvolve acompanhamento intensivo a 925 escolas participantes do ensino médio, trinta CRE's e os estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo.
A UFSM possui, hoje, em pleno desenvolvimento, cursos, programas e projetos nas mais diversas áreas do conhecimento humano. A Instituição mantém 66 cursos de Graduação Presenciais, 10 cursos de Educação a Distância e 72 cursos de Pós-Graduação Permanente.

Name of creator

(1998)

Administrative history

A Coordenadoria de Comunicação Social foi criada oficialmente na estrutura organizacional da Universidade Federal de Santa Maria pela RCU 016/98 de 30/12/1998, Parecer 013/98 da 570º reunião da Comissão de Legislação e Regimentos. Esse ato também determinou a criação das estruturas da Imprensa Universitária e Rádio Universidade.
A origem desse órgão remonta a 1962, quando foi criado o Departamento de Divulgação, Intercâmbio e Extensão Cultural, subordinado à Reitoria. Em 1971, a nomenclatura foi alterada para Departamento de Comunicação, ainda subordinado à Reitoria, pelo Parecer 465/71, do Conselho Federal de Educação. Em 1973 esse órgão foi desativado pelo Parecer 41/73 da sessão 189 do Conselho Universitário. Somente em 1978 a Resolução UFSM nº 17 criou o Departamento de Divulgação, que abarcava as funções do extinto Departamento de Comunicação. Esse Departamento contava com duas unidades: a Divisão de Imprensa Universitária e a Divisão Rádio Universidade. Sendo que na Divisão de Imprensa Universitária, em 1981, pela Resolução UFSM nº 117, foi criado o Setor Editorial que, logo em 1982, pela Resolução UFSM nº 016, tornou-se, oficialmente, a Divisão Editorial.
Em 1987, a Resolução UFSM nº 025 desativa o Departamento de Divulgação. Dessa forma os setores que formavam a Divisão Editorial foram reencaminhados. O Setor Editorial ficou vinculado à Reitoria e o Setor Fotográfico e de Relações Públicas ficou vinculado ao Gabinete do Reitor.
Em 1988, o Regimento Geral da Reitoria transforma em órgão suplementar central a Divisão de Imprensa Universitária, a Divisão Rádio Universidade e a Divisão Editorial permanece até 1998, com a criação da Coordenadoria de Comunicação Social pela RCU 016/98 de 30/12/1998, Parecer 013/98 da 570º reunião da Comissão de Legislação e Regimentos.

Name of creator

(1988)

Administrative history

O Núcleo de Agência de Notícias foi criado em 1988 devido a necessidade de informar a sociedade sobre os fatos e acontecimentos ocorridos na UFSM. Integra a Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM, instituída pela resolução do Reitor UFSM 16/1998 como órgão executivo da Administração Superior, diretamente subordinada ao Gabinete do Reitor, absorvendo a infraestrutura da Rádio Universidade e da Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor.
A origem desse órgão remonta a 1962 quando foi criado o Departamento de Divulgação, Intercâmbio e Extensão Cultural, subordinado à Reitoria. Em 1971, a nomenclatura foi alterada para Departamento de Comunicação, ainda subordinado à Reitoria. Em 1973 esse órgão foi desativado e somente em 1978 a Resolução UFSM nº 17 criou o Departamento de Divulgação, que abarcava as funções do extinto Departamento de Comunicação.

Archival history

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Scope and content

Fotografia de Gabrielle Ineu Coradini.
A Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), a Prefeitura de Santa Maria e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS) lançaram dia 21 de agosto de 2017, na Praça Saldanha Marinho, a campanha de financiamento coletivo "Para que não se repita". A proposta teve como finalidade captar entre R$ 250 mil e R$ 500 mil para a realização de concurso público nacional de arquitetura voltado para a construção do Memorial às Vítimas da Kiss. A campanha e a obra deverão ser realizadas apenas com recursos provenientes de financiamento coletivo pela plataforma Juntos.com.vc. As doações mínimas para pessoas físicas foram de R$ 50 e para pessoas jurídicas foram de R$ 1000. As arrecadações foram de 21 de agosto até dia 2 de outubro de 2017. O lançamento contou com a presença de familiares das vítimas da boate, autoridades e público em geral. A solenidade contou ainda com a exibição de um vídeo do jornalista Marcelo Canellas e com apresentações de Beto Pires, coral Illumina e projeto Orquestrando Arte.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

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Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

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Existence and location of originals

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Dates of creation revision deletion

Language(s)

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Sources

Archivist's note

Descrição realizada por Danielle Godoy Espindola em 13/07/2018.

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