Tipo 2014.020.003.PRE - Artesanatos Grupo Pão e Ponto

Original Objeto digital not accessible

Código de referência

BR RSUFSM UFSM-0-1-2-1-2-ICO-2014.020.003.PRE

Título

Artesanatos Grupo Pão e Ponto

Data(s)

  • 2014.04.02 (Produção)

Nível de descrição

Tipo

Dimensão e suporte

01 imagem digital, 3240x4320, 72dpi, cor

Nome do produtor

(14 de dezembro de 1960 até hoje)

História administrativa

A Universidade Federal de Santa Maria, idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho em 14 de dezembro de 1960 e instalada solenemente em 18 de março de 1961, foi a primeira universidade instalada fora do eixo das capitais do estado no Brasil com a denominação de Universidade de Santa Maria.
A UFSM é uma Instituição Federal de Ensino Superior constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação. 
A UFSM, por meio do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - PEIES, desenvolve acompanhamento intensivo a 925 escolas participantes do ensino médio, trinta CRE's e os estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo.
A UFSM possui, hoje, em pleno desenvolvimento, cursos, programas e projetos nas mais diversas áreas do conhecimento humano. A Instituição mantém 66 cursos de Graduação Presenciais, 10 cursos de Educação a Distância e 72 cursos de Pós-Graduação Permanente.

Nome do produtor

História administrativa

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Âmbito e conteúdo

O Grupo Pão e Ponto localiza-se na ocupação denominada Estação dos Ventos, na Vila Schirmer, em Santa Maria-RS e conta com 25 mulheres moradoras da localidade. Este empreendimento trabalha na produção e comercialização de artesanato, bijuterias e acessórios de moda e decoração, através do reaproveitamento de materiais recicláveis. Pretende-se que o grupo consiga conduzir-se de forma autogestionária e participativa através do trabalho cooperado. Resgatando a cidadania, fortalecendo a consciência e a prática da solidariedade, sustentabilidade, comércio ético e justo, pautando-se por uma lógica econômica que valoriza o ser humano e o trabalho digno. É um projeto de extensão de Incubação de Empreendimentos de Economia Solidária: alternativas de trabalho, renda e cidadania para grupos em situação de vulnerabilidade social e econômica, coordenado pelo professor Fabio Jardel Caviraghi do Curso de Serviço Social da UFSM. Projeto contemplado com recursos orçamentários do PROEXT em 2014. Fotógrafo não identificado.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

INCUBADORA SOCIAL DA UFSM: INCUBAÇÃO E IDENTIDADE DE EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS. Santa Maria, 5 a 7 de Ago. de 2015. Disponível em: http://w3.ufsm.br/estudosculturais/arquivos/incubacao-artigos/INCUBADORA%20SOCIAL%20DA%20UFSM%20INCUBACAO%20E%20IDENTIDADE%20DE%20EMPREENDIMENTOS%20ECONOMICOS%20SOLIDARIOS.pdf. Acesso em: 23 de Nov. 2021.

Nota do arquivista

Descrição realizada por Karine Vaz Pilla em 23/11/2021.

Objeto digital (Master) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Visualização) zona de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados