Tipo 2014.004.010.OSSM - Concertos Didáticos 5ª Edição – 1ª Sessão

Original Objeto digital not accessible

Código de referência

BR RSUFSM UFSM-0-1-2-2014.004.010.OSSM

Título

Concertos Didáticos 5ª Edição – 1ª Sessão

Data(s)

  • 2014.05.09 (Produção)

Nível de descrição

Tipo

Dimensão e suporte

01 imagem digital, 3264x2448 px, 72 dpi, cor.

Nome do produtor

(14 de dezembro de 1960 até hoje)

História administrativa

A Universidade Federal de Santa Maria, idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho em 14 de dezembro de 1960 e instalada solenemente em 18 de março de 1961, foi a primeira universidade instalada fora do eixo das capitais do estado no Brasil com a denominação de Universidade de Santa Maria.
A UFSM é uma Instituição Federal de Ensino Superior constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação. 
A UFSM, por meio do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - PEIES, desenvolve acompanhamento intensivo a 925 escolas participantes do ensino médio, trinta CRE's e os estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo.
A UFSM possui, hoje, em pleno desenvolvimento, cursos, programas e projetos nas mais diversas áreas do conhecimento humano. A Instituição mantém 66 cursos de Graduação Presenciais, 10 cursos de Educação a Distância e 72 cursos de Pós-Graduação Permanente.

Nome do produtor

História administrativa

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Âmbito e conteúdo

Fotógrafo não identificado.
Primeira Sessão da quinta edição do Concertos Didáticos realizado no Theatro Treze de Maio, sob regência do maestro Ênio Guerra. Esta foi a primeira apresentação aberta ao público geral e não somente ao infantil. A orquestra, através do repertório, apresentou as diferentes sonoridades dos instrumentos aliado aos sons de brinquedos musicais específicos, com intervenção dos atores Camila Borges e Luciano Gabbi da Cia Sacarolhas. Entre as obras estavam a Sinfonia dos Brinquedos de Joseph Haydn e Passeio de trenó de Leopold Mozart, peças essas com efeitos sonoros que imitam um chicote, sinos e animais. Antes do concerto, no hall do Teatro, os trompetistas Ernesto Vanderlei Pereira Junior, André da Silva Chiomento, Wellington Millani Viera e Régis Luciano Gralow tocaram algumas músicas. O projeto é promovido pela UFSM e Prefeitura Municipal de Santa Maria/Secretaria de Município da Cultura; numa realização da Associação Cultural Orquestra Sinfônica de Santa Maria, com a produção da Chili Produções Culturais e o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria. Os objetivos são aprimorar o ensino e a aprendizagem por meio da arte e da cultura; despertar e/ou aprofundar o gosto pela arte através da música, levar ao público a música erudita e aproximar a Orquestra Sinfônica de Santa Maria da comunidade.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Orquestra Apresenta 5ª Edição dos Concertos Didáticos. Disponível em: https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/orquestra-sinfonica/2014/05/06/orquestra-apresenta-5-edicao-dos-concertos-didaticos. Acesso em: 12 jun. 2024.
Orquestra vai Apresentar a 5ª edição dos Concertos Didáticos na Feira do Livro. Disponível em: https://www.ufsm.br/2014/05/06/%E2%80%8Borquestra-vai-apresentar-a-5a-edicao-dos-concertos-didaticos-na-feira-do-livro. Acesso em: 12 jun. 2024.

Nota do arquivista

Descrição realizada por Nicolie Puntel da Silva em 12/06/2024.

Objeto digital (Master) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Visualização) zona de direitos

Zona da incorporação