Símbolos da UFSM

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

  • Imagens de bandeira, brasão, etc. da UFSM.

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

Símbolos da UFSM

Termos equivalentes

Símbolos da UFSM

Termos associados

Símbolos da UFSM

76 Descrição arquivística resultados para Símbolos da UFSM

76 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Brasão da USM

Brasão da USM. Primeiro Brasão utilizado pela USM, em preto. No início de 1964, foi escolhido Frei Paulo, da Bahia, reconhecido como a maior autoridade em Heráldica no país, para elaborar projeto sobre o brasão da USM que posteriormente seria utilizado na bandeira da UFSM. Em setembro daquele ano, a Universidade aprovou a forma retangular e o brasão da bandeira.
Segundo Frei Paulo, o brasão, com suas tochas, destacam a “luz” que ilumina os caminhos do conhecimento. A expressão sede sapientiae ressalta a Universidade como sede da sabedoria.
A flor-de-lis, na forma de um lírio estilizado, é ornamento heráldico. As cores branco e azul lembram as cores do manto de Nossa Senhora, protetora da Obra do Ensino Superior em Santa Maria. A partir de 1965, a Bandeira da UFSM passou a ornar os gabinetes do Reitor e dos Diretores de Faculdades, dentre outros ambientes da Universidade.
Na abertura da semana da Pátria de 1965, realizada no campus da UFSM, em frente ao prédio da Faculdade Politécnica (Centro de Tecnologia), foi hasteada pela primeira vez em área aberta, a Bandeira da Universidade, juntamente com as bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul.
Reprodução.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (Brasil)

Resultados 1 a 50 de 76