Fundo FAE - Projeto Ensino Integrado e Ensino Programado

Termo de Convênio entre o Departamento de Assuntos Universitários – DAU do Ministério de Educação... image 01 EI image 02 EI image 03 EI image 04 image 05 image 06 image 07

Código de referência

BR RSUFSM FAE

Título

Projeto Ensino Integrado e Ensino Programado

Data(s)

  • 1970-1977 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Ainda não dimensionado.

Nome do produtor

(14 de dezembro de 1960 até hoje)

História administrativa

A Universidade Federal de Santa Maria, idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho em 14 de dezembro de 1960 e instalada solenemente em 18 de março de 1961, foi a primeira universidade instalada fora do eixo das capitais do estado no Brasil com a denominação de Universidade de Santa Maria.
A UFSM é uma Instituição Federal de Ensino Superior constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação. 
A UFSM, por meio do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - PEIES, desenvolve acompanhamento intensivo a 925 escolas participantes do ensino médio, trinta CRE's e os estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo.
A UFSM possui, hoje, em pleno desenvolvimento, cursos, programas e projetos nas mais diversas áreas do conhecimento humano. A Instituição mantém 66 cursos de Graduação Presenciais, 10 cursos de Educação a Distância e 72 cursos de Pós-Graduação Permanente.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

O fundo extinto em 1977 manteve-se nas instalações do Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Universidade Federal de Santa Maria até ser incorporado, pelo Serviço de Arquivo do Departamento de Arquivo Geral, em 2012.

Âmbito e conteúdo

Avaliação, selecção e eliminação

Eliminaram-se apenas as cópias dos documentos originais, uma vez que se trata de um fundo fechado, com valor informativo e considerado um fundo de conservação definitiva.

Ingressos adicionais

Não vai haver quaisquer ingressos adicionais, pois se trata de um fundo fechado.

Sistema de organização

Organizado em séries documentais, por ordenação cronológica. Possui 4 (quatro) séries documentais e suas respectivas subséries.

Condições de acesso

Devido ao seu caráter histórico a consulta é livre, mas sempre tendo em atenção às leis que regulam o acesso a documentação e as normas estabelecidas no âmbito institucional. A consulta no acervo poderá ser realizada mediante solicitação ao Departamento de Arquivo Geral.

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Uma parte da documentação sofreu perdas documentais relacionadas com causas naturais, acarretando a sua deterioração. Entretanto, a maioria do acervo ainda encontra-se em boas condições de conservação.

Instrumentos de descrição

Existência e localização de originais

A totalidade do acervo original foi recolhido ao Departamento de Arquivo Geral e encontra-se no subsolo do prédio da Reitoria, na sala Divisão de Arquivo Permanente da Universidade Federal de Santa Maria.

Existência e localização de cópias

Não há conhecimento da existência de cópias em outro local.

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Área de aquisição

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Locais relacionados

Objeto físico

  • Arquivo Permanente