Primavesi, Ana, 1920/

Área de identificação

tipo de entidade

Pessoa

Forma autorizada do nome

Primavesi, Ana, 1920/

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

  • Primavesi, Ana (ABNT)

Outra(s) forma(s) do nome

  • Primavesi, Anna Maria

identificadores para entidades coletivas

Área de descrição

datas de existência

1920-10-03/

história

Anna Primavesi nasceu na Áustria em 03 de outubro de 1920. Foi admitida em 01 de março de 1962 como Assistente de Ensino Superior no Instituto de Solos e Cultura da UFSM, na cátedra de Agricultura Geral. Ministrou também as disciplinas de Práticas Agrícolas, Agrostologia e Plantas Tóxicas na Faculdade de Veterinária. A partir de 31 de dezembro de 1962 foi lotada na Faculdade de Agronomia. Seu contrato foi extinto em 01 de setembro de 1975.

Formada em Ciências Agrárias pela Universidade Rural de Viena, Áustria e com Ph.D. em Nutrição Vegetal, Ana Primavesi dá cursos, profere conferências e é consultora sobre agroecologia e correto manejo da terra. Com oito livros publicados, dezenas de artigos científicos e larga experiência expressa com precisão seu ponto de vista sobre a presente situação planetária e as condições para a sobrevivência da espécie humana.

Desde o início, ela manteve uma relação de intimidade com a terra. Foi na capital, Viena, que ela cursou Agronomia e casou-se com um colega de profissão. Mas a forte ligação com a natureza fez a agrônoma Ana Maria Primavesi ir na contramão das técnicas estabelecidas e procurar sempre se guiar pelos sinais que o solo oferece. Na sua forma de diagnosticá-lo, estão inclusas as práticas de cheirar a terra para saber se a matéria orgânica foi enterrada profundamente e sentir entre as mãos sua textura como indicativo do equilíbrio de nutrientes.

Por mais de 60 anos, a maior parte deles no Brasil, ela se aperfeiçoa numa agronomia que, no seu modo de ver, 'não compete com as leis da natureza'. A doutora Ana Primavesi é considerada uma das pioneiras da agroecologia no país, ciência que leva em conta o restabelecimento ou a conservação do solo permeável protegido por uma vegetação diversificada. Numa tradução simplificada, significa extrair dos recursos naturais as condições ideais para o desenvolvimento das lavouras.

Ana viveu em uma época em que a agricultura química praticamente não existia. O enfoque da Universidade Rural de Viena, onde se formou nos anos 40, era o mais próximo possível do que ela apregoa até hoje: garantir às gerações futuras o alimento e a conservação do meio ambiente.

No seu modo de entender, os métodos de cultivo da terra em 1945 eram mais avançados se comparados aos dos dias de hoje, porque os homens não tinham optado pela monocultura. 'O plantio único nos trouxe uma avalanche de doenças aplacadas por agrotóxicos', afirma. Ana Primavesi aproveita para dar uma aula. 'O adubo químico é basicamente formado por três elementos e a planta necessita de 45', diz. Pioneira da agroecologia no país, Ana Primavesi ensina há mais de 60 anos que é possível aliar a produção de alimentos à conservação do meio ambiente.

Fontes consultadas:
Assentamento funcional do servidor caixa 22 maço 20, arquivado na PROGEP, Divisão de Arquivo Permanente do Departamento de Arquivo Geral da UFSM.
KISS, Janice. Perfil: Filha da Terra. Disponível em: <http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC500416-1641-1,00.html> Acesso em 23 ago. 2011.
Disponível em: <http://agroecologiaealternativasecologicas.blogspot.com/2009/01/ana-primavesi-solo-vivo.html>. Acesso em 23 ago. 2011.
Pesquisa realizada por Fabiana Fontana em 2011. Pesquisa complementada por Cristina Strohschoen dos Santos em 26 de julho de 2017.

Locais

status legal

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

Área de relacionamento

Área de controle

Identificador do registo de autoridade

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

ISO 8601

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão ou eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Notas de manutenção