Tipo 2017.059.003.GR - Prêmio Criativos da Escola – CTISM

Código de referência

BR RSUFSM UFSM-0-1-2-1-2-ICO-2017.059.003.GR

Título

Prêmio Criativos da Escola – CTISM

Data(s)

  • 2017.12.11 (Produção)

Nível de descrição

Tipo

Dimensão e suporte

01 imagem digital, 6000x4000 px, 300 dpi, cor.

Nome do produtor

(14 de dezembro de 1960 até hoje)

História administrativa

A Universidade Federal de Santa Maria, idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho em 14 de dezembro de 1960 e instalada solenemente em 18 de março de 1961, foi a primeira universidade instalada fora do eixo das capitais do estado no Brasil com a denominação de Universidade de Santa Maria.
A UFSM é uma Instituição Federal de Ensino Superior constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação. 
A UFSM, por meio do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - PEIES, desenvolve acompanhamento intensivo a 925 escolas participantes do ensino médio, trinta CRE's e os estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo.
A UFSM possui, hoje, em pleno desenvolvimento, cursos, programas e projetos nas mais diversas áreas do conhecimento humano. A Instituição mantém 66 cursos de Graduação Presenciais, 10 cursos de Educação a Distância e 72 cursos de Pós-Graduação Permanente.

Nome do produtor

História biográfica

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Âmbito e conteúdo

Fotografia de Mirian Quadros.
O Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Afro-Brasileiras foi um dos 11 projetos, dentre os 1.492 projetos inscritos, premiados pelo Desafio Criativos da Escola, organizado pela Fundação Alana. A entrega da premiação ocorreu no dia 5 de dezembro, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Evento anual promovido pelo CTISM, desde 2010, organizado pela professora de história Roselene Moreira Gomes Pommer, o Ciclo tem como objetivo dar visibilidade aos trabalhos sobre história e cultura afro-brasileiras e africanas, que os alunos dos terceiros anos produzem na disciplina de História. A cada ano, uma temática é escolhida pelos estudantes e desenvolvida ao longo de todo o ano letivo, envolvendo desde o planejamento e pesquisas de campo, até a produção, apresentação e publicação de resumos. O projeto culmina com a realização de um evento, em novembro, integrando a programação da Semana Municipal da Semana da Consciência Negra.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Nota

Imagem publicada em Notícias UFSM. Disponível em: <https://www.ufsm.br/2017/12/13/desafio-nacional-criativos-da-escola-premia-projeto-desenvolvido-no-ctism>. Acesso em 5 dez 2018.

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Desafio nacional Criativos da Escola premia projeto desenvolvido no CTISM. Disponível em: <https://www.ufsm.br/2017/12/13/desafio-nacional-criativos-da-escola-premia-projeto-desenvolvido-no-ctism>. Acesso em 05 dez 2018.
Ciclo de Estudos sobre Histórias e Culturas Afro-Brasilesileiras ocorre neste sábado. Disponível em: <https://www.ufsm.br/2017/11/22/%E2%80%8Bciclo-de-estudos-sobre-historias-e-culturas-afro-brasilesileiras-ocorre-neste-sabado>. Acesso em 05 dez 2018.

Nota do arquivista

Descrição realizada por Letícia de Freitas Gaiardo em 05/12/2018.

Objeto digital (Master) Área de direitos

Objeto digital (Referência) Área de direitos

Objeto digital (Visualização) Área de direitos

Área de aquisição