Tipo 2015.006.006.PRE - Palestra Instrumentos e Processos de Avaliação da Extensão Universitária

Código de referência

BR RSUFSM UFSM-0-1-2-1-2-ICO-2015.006.006.PRE

Título

Palestra Instrumentos e Processos de Avaliação da Extensão Universitária

Data(s)

  • 2015.06.29 (Produção)

Nível de descrição

Tipo

Dimensão e suporte

01 imagem digital, 960x640, 96dpi, cor

Nome do produtor

(14 de dezembro de 1960 até hoje)

História administrativa

A Universidade Federal de Santa Maria, idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho em 14 de dezembro de 1960 e instalada solenemente em 18 de março de 1961, foi a primeira universidade instalada fora do eixo das capitais do estado no Brasil com a denominação de Universidade de Santa Maria.
A UFSM é uma Instituição Federal de Ensino Superior constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação. 
A UFSM, por meio do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - PEIES, desenvolve acompanhamento intensivo a 925 escolas participantes do ensino médio, trinta CRE's e os estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo.
A UFSM possui, hoje, em pleno desenvolvimento, cursos, programas e projetos nas mais diversas áreas do conhecimento humano. A Instituição mantém 66 cursos de Graduação Presenciais, 10 cursos de Educação a Distância e 72 cursos de Pós-Graduação Permanente.

Nome do produtor

História administrativa

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Âmbito e conteúdo

Fotografia de Andreas Ross.
Na palestra “Instrumentos e processos de avaliação da extensão universitária”, com o professor Fernando Setembrino Cruz Meirelles, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) rendeu debate entre o público presente, Fernando apresentou as potencialidades e deficiências da extensão universitária, além de propor possíveis soluções e deixar seus questionamentos para provocar reflexão. Em suas falas, Meirelles defende que o ato de fazer extensão requer o que chama de “Poder de desempoderamento”, onde se assume o outro como ator e se abre espaço para um processo de compartilhamento. Segundo ele, uma relação de extensão requer respeito pelo outro, e para tanto, preconceitos devem ser deixados de lado.
Ao falar do papel social, o professor aborda a necessidade de se atentar às atribuições que se dá a universidade, e enfatiza que é preciso tirar da extensão a militância, o credo, a vocação e o voluntariado. “Universidade não é ONG, a universidade é laica”, diz.
Quanto ao que se busca na extensão, aponta que cabe à ela tornar visíveis pessoas ou grupos que são invisíveis na sociedade. Defende, ainda, que as dimensões de Ensino, Pesquisa e Extensão deveriam ser indissociáveis, e que o ideal seria que tivéssemos uma Pró-Reitoria de Formação, sendo responsável por articular essas três dinâmicas. Meirelles finaliza afirmando que para se pensar em avaliar a extensão é preciso que se saiba, primeiramente, o que se pretende com ela, ou seja, quais são os seus objetivos. A partir de então será possível direcionar a extensão para uma extensão bem pensada e de qualidade, o que é o desafio das universidades. Fotografia de Andreas Ross.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso de género

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Descrição realizada por Cristian Ricardo Pires de Medeiros em 21/03/2017

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