Tipo 2017.017.015.PRE - Feira Ana Primavesi - Primeira Feira de Produtos Orgânicos de Santa Maria

Código de referência

BR RSUFSM UFSM-0-1-2-1-2-ICO-2017.017.015.PRE

Título

Feira Ana Primavesi - Primeira Feira de Produtos Orgânicos de Santa Maria

Data(s)

  • 2017-09-27 (Produção)

Nível de descrição

Tipo

Dimensão e suporte

01 imagem digital, 4288x2848 px, 300dpi, cor

Nome do produtor

(14 de dezembro de 1960 até hoje)

História administrativa

A Universidade Federal de Santa Maria, idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho em 14 de dezembro de 1960 e instalada solenemente em 18 de março de 1961, foi a primeira universidade instalada fora do eixo das capitais do estado no Brasil com a denominação de Universidade de Santa Maria.
A UFSM é uma Instituição Federal de Ensino Superior constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação. 
A UFSM, por meio do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - PEIES, desenvolve acompanhamento intensivo a 925 escolas participantes do ensino médio, trinta CRE's e os estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo.
A UFSM possui, hoje, em pleno desenvolvimento, cursos, programas e projetos nas mais diversas áreas do conhecimento humano. A Instituição mantém 66 cursos de Graduação Presenciais, 10 cursos de Educação a Distância e 72 cursos de Pós-Graduação Permanente.

Nome do produtor

História administrativa

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Âmbito e conteúdo

Realização da 1ª edição da Feira Ana Primavesi, que comercializa apenas produtos orgânicos e certificados conforme a Legislação Brasileira de Produção Orgânica. Ou seja, são frutas, legumes e verduras cultivados sem adição de agrotóxicos ou produtos químicos. Alface, couve, arroz de diversos tipos, temperos, morango, laranja, lima, tempero verde, entre outros produtos foram comercializados. A feira acontece todas as quartas-feiras no espaço Multiuso.
Histórico: Em 2014, um grupo de produtores orgânicos juntamente com técnicos da EMATER, procuram a UFSM para o estabelecimento de uma parceria. Constituiu-se um coletivo multidisciplinar formado por agricultores, técnicos da EMATER, professores, técnicos administrativos e estudantes da UFSM, tendo a Pró-Reitoria de Extensão o papel de, institucionalmente, sediar, articular e potencializar esse coletivo. Em 2015 foi promovido um diálogo ente agricultores acerca das dificuldades e soluções encontradas na produção da agricultura orgânica. Estes desafios passaram a ser trabalhados coletivamente através de ações em propriedades de agricultores, com o objetivo de definir as demandas fundamentais do projeto. Estas demandas foram trazidas para a universidade, que determinou que a feira de produtos orgânicos seria a questão crucial do projeto, priorizando a alimentação e saúde como compromisso de todos os envolvidos. A feira orgânica está amparada na Lei número 10.831/03 e o decrato número 6.323/07.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso de género

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Feira Orgânica na UFSM arrecada R$ 3mil na primeira edição. Disponível em: <http://coral.ufsm.br/midia/?p=41605>. Acesso em 20/04/2018.

Nota do arquivista

Descrição realizada por Marcos Machado Paulo, em 20/04/2018.

Objeto digital (Master) Área de direitos

Objeto digital (Referência) Área de direitos

Objeto digital (Visualização) Área de direitos

Área de aquisição