Tipo 2016.002.001.PRE - Encontro Regional de Gênero, Cidadania e Participação Social

Código de referência

BR RSUFSM UFSM-0-1-2-1-2-ICO-2016.002.001.PRE

Título

Encontro Regional de Gênero, Cidadania e Participação Social

Data(s)

  • 2016.03.10 (Produção)

Nível de descrição

Tipo

Dimensão e suporte

01 Imagem digital, 3648x2736, 480dpi, cor

Nome do produtor

(14 de dezembro de 1960 até hoje)

História administrativa

A Universidade Federal de Santa Maria, idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho em 14 de dezembro de 1960 e instalada solenemente em 18 de março de 1961, foi a primeira universidade instalada fora do eixo das capitais do estado no Brasil com a denominação de Universidade de Santa Maria.
A UFSM é uma Instituição Federal de Ensino Superior constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação. 
A UFSM, por meio do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - PEIES, desenvolve acompanhamento intensivo a 925 escolas participantes do ensino médio, trinta CRE's e os estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo.
A UFSM possui, hoje, em pleno desenvolvimento, cursos, programas e projetos nas mais diversas áreas do conhecimento humano. A Instituição mantém 66 cursos de Graduação Presenciais, 10 cursos de Educação a Distância e 72 cursos de Pós-Graduação Permanente.

Nome do produtor

História administrativa

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Âmbito e conteúdo

O Encontro Regional de Gênero, Cidadania e Participação Social: atores sociais em movimento teve como objetivo congregar atrizes e atores sociais/cidadãos dos Territórios da Cidadania Noroeste Colonial e Território Rural da Produção do Rio Grande do Sul, bem como estudantes, professores e profissionais do campo da saúde, a fim de tecer discussões e reflexões acerca da participação de mulheres em movimentos sociais com vistas ao empoderamento, autonomia econômica e igualdade social e de gênero.
A conferência de abertura foi proferida pela professora Ana Maria Colling (UFGD), seguida de relatos de experiências de atrizes sociais das mais diferentes áreas: Camila Franceschi e Débora Weleska Varoli, representando o Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA; Cenira Gomes (Polaca) do Movimento dos Trabalhadores Desempregados - MTD; Irmã Vivian Anese, representando o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDEDICA - de Passo Fundo; Dona Brasília Ribeiro do Movimento Indígena; Jéssica Souza e Letícia Stasiak do Coletivo Transformação de Frederico Westphalen. À tarde, a palestra ficou a cargo da professora Rosani Spanevello (UFSM).
O evento foi promovido pelo Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gênero, Vulnerabilidade e Cultura (GENVULC), do Curso de Enfermagem, juntamente com os NEDETs – Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Território da Cidadania Noroeste Colonial/RS e do Território da Produção. A atividade contou como Aula Inaugural para os estudantes do Curso de Enfermagem e todos os participantes receberam certificado.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso de género

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Mulheres em debate no Campus Palmeira das Missões. Disponível em <http://palmeira.ufsm.br/index.php/listar-noticias/1722-mulheres-em-debate-no-campus-palmeira-das-missoes>. Acesso em 11/05/2018.

Nota do arquivista

Descrição realizada por Marcele Della Flora Cortes em 07/03/2017.
Revisado por Marcos Machado Paulo em 11/05/2018.

Objeto digital (Master) Área de direitos

Objeto digital (Referência) Área de direitos

Objeto digital (Visualização) Área de direitos

Área de aquisição