Costa e Silva, Artur da (Marechal), 1899/1969

Costa e Silva, Artur da (Marechal), 1899/1969

Forma(s) paralela(s) de nome

• Marechal Costa e Silva

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

• Silva, Artur da Costa e (ABNT)

Outra(s) forma(s) do nome

• Marechal Costa e Silva

identificadores para entidades coletivas

Área de descrição

datas de existência

1899-10-03/1969-12-17

história

Militar, nascido na cidade de Taquari, estado do Rio Grande do Sul, em 3 de outubro de 1899. Estudou no Colégio Militar de Porto Alegre, na Escola Militar de Realengo, na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Armada e na Escola de Estado-Maior do Exército. Integrou o movimento tenentista (1922), tendo sido preso e anistiado. Em 1932 aliou-se às forças que lutaram contra a revolução constitucionalista de São Paulo. Foi adido militar junto à embaixada do Brasil na Argentina (1950-1952). Promovido a general-de-divisão (1961), assumiu o comando do IV Exército, em Recife (1961-1962). Foi um dos principais articuladores do golpe militar de 1964, que depôs o presidente João Goulart, e integrou o Comando Supremo da Revolução, ao lado do brigadeiro Correia de Melo e do almirante Augusto Rademaker. Ministro da Guerra durante o governo Castelo Branco (1964-1966), desincompatibilizou-se do cargo para candidatar-se às eleições indiretas na legenda da Arena. Em 3 de outubro de 1966, Costa e Silva e Pedro Aleixo foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente pelo Congresso Nacional, com a abstenção de toda a bancada do MDB, partido oposicionista. Em 15 de março de 1967foi empossado na presidência, e em agosto de 1969 afastou-se do cargo em virtude de uma trombose cerebral, sendo substituído por uma junta militar. Faleceu no Rio de Janeiro, em 17 de dezembro de 1969.

Locais

status legal

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

Área de relacionamento

Área de controle

Identificador do registo de autoridade

ISO 8601

Datas de criação, revisão ou eliminação

BRASIL. Arquivo Nacional. Os Presidentes e a República: Deodoro da Fonseca a Luiz Inácio Lula da Silva - 4a ed. revista e ampliada. - Rio de Janeiro: O Arquivo, 2009. Disponível em: <http://www.portalan.arquivonacional.gov.br/media/Presidentes-jan-2010.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2011.

Notas de manutenção