Centro de Tecnologia (CT), 1960/

Área de identificação

tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Centro de Tecnologia (CT), 1960/

Forma(s) paralela(s) de nome

  • CT

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

  • Brasil. Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Tecnologia (ABNT)

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

Área de descrição

datas de existência

1960/

história

O Centro de Tecnologia (CT) teve sua origem no Centro Politécnico, fundado em 30 de junho de 1960, pela Associação Santa-mariense Pró-Ensino Superior (ASPES). Em dezembro do mesmo ano, foi criada a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), surgia assim o Instituto Politécnico do Centro Politécnico, como unidade pertencente à estrutura da UFSM.

A partir da criação da Nova Universidade, pretendia-se naquele instante, iniciar com a implantação do Curso de Engenharia Elétrica, que posteriormente evoluiu para a instalação conjunta do Curso de Engenharia Civil. Em 13 de setembro de 1961, passou a chamar-se Faculdade Politécnica, sendo que em fevereiro de 1962 foi realizado o primeiro vestibular.

Com a aprovação, em 12 de fevereiro de 1970, do plano de reestruturação da UFSM a Faculdade Politécnica foi então transformada em Centro de Tecnologia.

Hoje, agrega seis Cursos de Graduação, cinco Programas de Pós-Graduação, onze departamentos, que atendem aos Cursos de Graduação e aos Programas de Pós-Graduação, inclusive prestando serviços para outros Centros de Ensino, doze grupos de pesquisa, dois grupos de Programas de Ensino Tutorial (PET) e a Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM), tendo como missão promover ensino, pesquisa e extensão, formando lideranças capazes de auxiliar no desenvolvimento da sociedade.

Para dar suporte às atividades desenvolvidas, o Centro de Tecnologia conta ainda com Assessoria de Comunicação, Biblioteca Setorial, Gabinete de Projetos, Salas Informatizadas e dezesseis laboratórios.

A área física do Centro de Tecnologia, onde estão localizados as coordenações de cursos, departamentos, grupos de pesquisas, laboratórios, e outros órgãos auxiliares está distribuída nos prédios 7 e 10, além do prédio da Biblioteca Central (onde está o Curso de Arquitetura e Urbanismo) e o prédio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (onde está o Laboratório de Ciências Espaciais de Santa Maria - LACESM) e o prédio específico onde funciona a Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM).

Locais

status legal

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

Área de relacionamento

Área de controle

Identificador do registo de autoridade

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão ou eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

<b>Fonte Consultada:</b>
CT: Apresentação. Disponível em < http://www.ct.ufsm.br/ct.jsp>. Acesso em: 20 out./2011

Notas de manutenção

<b>Pesquisa realizada por:</b>
Luiz Possebon em 20/10/2011