AT0037 - Ata da 37ª sessão do Conselho Universitário

Open original Digital object

Identity area

Reference code

BR RSUFSM UFSM-0-1-1-CONSU-AT0037

Title

Ata da 37ª sessão do Conselho Universitário

Date(s)

  • 15.06.1964 (Creation)

Level of description

Extent and medium

Constituída de 16 (dezesseis) páginas.

Context area

Name of creator

(1961 (criação))

Administrative history

A Secretaria dos Conselhos atende às demandas dos órgãos colegiados da UFSM. O Conselho Universitário (CONSU) é o Colegiado Máximo de deliberação coletiva para assuntos administrativos e de definição da política geral da UFSM. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) é o órgão superior deliberativo e consultivo da UFSM, para todos os assuntos de Ensino, Pesquisa e Extensão. O Conselho de Curadores é o órgão deliberativo responsável pela fiscalização e controle econômico-financeiro da UFSM.
As reuniões desses conselhos são gravadas e posteriormente transcritas e assinadas. A primeira mídia utilizada (até 1995) foi a fita magnética em rolo (516 fitas em poliéster e ferro). Predominam os formatos em ferro LH HiFi LP35 90min., e as fitas de poliéster em carretel 178mm. As fitas estão acondicionadas na embalagem original em papelão ou plástico que estão agrupadas em caixas arquivo de polionda azul, ordenadas cronologicamente, em estantes de aço no arquivo deslizante localizado no subsolo do prédio 47. O forte odor de vinagre, característico da deterioração provocada pela hidrólise (a fita fica deformada e ilegível) é perceptível no acervo, bem como a poeira que impregnou o material acondicionado por muito tempo em local impróprio, antes do recolhimento. Esses sinais indicam a necessidade urgente de uma ação de restauração e preservação dessa documentação, justificando a elaboração de um projeto detalhado das ações específicas a serem executadas.
Posteriormente, no período de 1995 a 2010, foram utilizadas as fitas cassete, que contém o registro em áudio, das reuniões do Conselho de Curadores, CONSU e CEPE. São cerca de 1.550 fitas acondicionadas em embalagem própria, de acrílico, armazenadas em um arquivo de aço de 6 gavetas, na Secretaria dos Conselhos.

Name of creator

(14 de dezembro de 1960 até hoje)

Administrative history

A Universidade Federal de Santa Maria, idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho em 14 de dezembro de 1960 e instalada solenemente em 18 de março de 1961, foi a primeira universidade instalada fora do eixo das capitais do estado no Brasil com a denominação de Universidade de Santa Maria.
A UFSM é uma Instituição Federal de Ensino Superior constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação. 
A UFSM, por meio do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - PEIES, desenvolve acompanhamento intensivo a 925 escolas participantes do ensino médio, trinta CRE's e os estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo.
A UFSM possui, hoje, em pleno desenvolvimento, cursos, programas e projetos nas mais diversas áreas do conhecimento humano. A Instituição mantém 66 cursos de Graduação Presenciais, 10 cursos de Educação a Distância e 72 cursos de Pós-Graduação Permanente.

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Compromisso e posse do Acad. José Carlos Duarte, como membro do Conselho, na qualidade de representante dos alunos.
Ordem do dia:

  • Proc. 3/64 - Assunto: Expediente de uma Comissão Especial, designada pelo Sr. Reitor, contendo plano de criação do Colégio Universitário. Parecer aprovado.
  • Proc. 29/64 - Assunto: Luiz Otto Wolf, aluno do 2º ano da Faculdade de Veterinária requer dispensa da cadeira de Microbiologia e Imunologia, por ter freqüentado com aproveitamento no ano de 1963. Aprovada a dispensa.
  • Proc. 30/64 - Assunto: Faculdade de Odontologia solicita afastamento do Instrutor de Ensino Saul Castan para fins de estágio na Faculdade Nacional de Odontologia. Aprovado.
  • Proc. 53/63 - Assunto: Diretor do Instituto da Fala propõe a concessão do título de “Professor Honoris Causa” ao prof. Justo Alonso. Aprovado.
  • Proc. 33/64 - Assunto: Plano para a criação e estruturação de um Centro de Ciências Rurais, elaborado por uma Comissão Especial, designada pela Reitoria. Parecer de que este processo deve merecer um estudo mais profundo quando oportuno, por Comissão Especial designada pelo Sr. Reitor. Parecer aprovado.
  • Proc. 44/64 - Assunto: A Faculdade de Agronomia encaminha à aprovação do Conselho Universitário, os programas do Curso de Engenheiro Agrônomo. Parecer aprovado.
  • Proc. 43/64 - Assunto: O Instituto de Parasitologia e Micologia encaminha à aprovação do Conselho Universitário os programas de ensino de diversas cadeiras na Faculdade de Agronomia. Decisão: Esse processo deverá ficar incorporado ao anterior, de n. 44/64.
  • Proc. 35/64 - Assunto: O Instituto de Física propõe a criação do Curso de Operadores de Raio X. A Comissão é de parecer de que não é oportuna a criação do referido Curso. Após a apresentação do parecer acima, o Sr. Conselheiro Presidente pediu vistas ao processo, o que lhe foi concedido.
  • Proc. 32/64 - Assunto: O Instituto de Solos e Culturas encaminha minuta de convênio com a Universidade Rural de Viena. Parecer: o presente processo deverá baixar em diligências.
  • Proc. 27/64 - Assunto: Expediente do Instituto da Fala, solicitando autorização para que o Instrutor de Ensino Luiz Enrique Degrazia permaneça em São Paulo, a fim de concluir estágio. Aprovado.
  • Proc. 36 a 40/64 - Parecer 79/64 - Assunto: A Reitoria submete à homologação do Conselho Universitário as Resoluções n.58, 59, 60, 61 e 62, baixadas “ad referendum”, que abrem, na Divisão de Contabilidade, créditos especiais a diversos órgãos universitários. Aprovados
  • Proc. 28/64 - Parecer 80/64 - Assunto: A Divisão de Contabilidade solicita recursos para custeio das atividades do Laboratório Extrativo CIBA, no corrente exercício. Parecer: Autorizada abertura de crédito suplementar até Cr$1.500.000,00 (hum milhão e quinhentos mil cruzeiros).

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

O registro das reuniões estão gravadas em fitas magnéticas

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Dates of creation revision deletion

Language(s)

Script(s)

Sources

Digital object (Master) rights area

Digital object (Reference) rights area

Digital object (Thumbnail) rights area

Accession area