Tipo 2017.012.004.PRE - Assinatura de termo de compromisso da Incubadora Social com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Palmeira Verde e Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR)

Código de referência

BR RSUFSM UFSM-0-1-2-1-2-ICO-2017.012.004.PRE

Título

Assinatura de termo de compromisso da Incubadora Social com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Palmeira Verde e Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR)

Data(s)

  • 2017-08-22 (Produção)

Nível de descrição

Tipo

Dimensão e suporte

01 imagem digital, 4160x2336 px, 72dpi, cor

Nome do produtor

(14 de dezembro de 1960 até hoje)

História administrativa

A Universidade Federal de Santa Maria, idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho em 14 de dezembro de 1960 e instalada solenemente em 18 de março de 1961, foi a primeira universidade instalada fora do eixo das capitais do estado no Brasil com a denominação de Universidade de Santa Maria.
A UFSM é uma Instituição Federal de Ensino Superior constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação. 
A UFSM, por meio do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - PEIES, desenvolve acompanhamento intensivo a 925 escolas participantes do ensino médio, trinta CRE's e os estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo.
A UFSM possui, hoje, em pleno desenvolvimento, cursos, programas e projetos nas mais diversas áreas do conhecimento humano. A Instituição mantém 66 cursos de Graduação Presenciais, 10 cursos de Educação a Distância e 72 cursos de Pós-Graduação Permanente.

Nome do produtor

História administrativa

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Âmbito e conteúdo

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Palmeira Verde e o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) assinaram o termo de compromisso com a Ufsm, para o desenvolvimento da Incubadora Social no município.
O documento foi assinado em um evento bastante prestigiado. Para o professor da Ufsm, Ascisio Pereira, o trabalho de extensão da Universidade com os catadores trará inúmeros benefícios. “É uma conquista importante, pois os catadores passam a ter mais dignidade de vida. Eles serão beneficiados com o conhecimento da Universidade, com melhorias na infraestrutura de trabalho, com articulação de um local adequado de trabalho e aquisição de uma prensa, facilitando as ações no dia a dia”. O presidente da Associação Antônio Eloí considera que a parceria com a universidade a partir é uma oportunidade para os catadores melhorarem as condições de trabalho. “Esse projeto é uma oportunidade para os catadores têm de melhorar a qualidade de vida. Vamos agarra-la [oportunidade] com as duas mãos, e daqui a três anos poder caminhar com as próprias pernas”. O projeto de Palmeira das Missões foi o único aprovado entre as 10 propostas apresentadas. A Incubadora terá a duração de 3 anos e beneficiará, inicialmente, 35 famílias, podendo esse número aumentar durante a duração do projeto. Em Palmeira das Missões as atividades são ministradas pela professora Neila Santini de Souza. O evento contou com a presença do diretor da Ufsm Rafael Lazzari, o vereador Cláudio Mineiro, o diretor-presidente do Cesurg Rafael Rosseto, além de representantes da 20ªCRE, 10ª CRA e movimentos sociais. (Grupo de catadores assina termo de responsabilidade com a UFSM, disponível em: <http://coral.ufsm.br/midia/?p=40624>. Acesso em 26/12/2017).

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso de género

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Descrição realizada por Cristian Ricardo Pires de Medeiros em 26/12/2017.

Objeto digital (Master) Área de direitos

Objeto digital (Referência) Área de direitos

Objeto digital (Visualização) Área de direitos

Área de aquisição